O USO DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Duarte Consultoria • 8/6/2018 • Monografia • 2.304 Palavras (10 Páginas) • 2.346 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
BELO-HORIZONTE
2018
HYAGO BANDEIRA MATOS[pic 6]
[pic 7]
O USO DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras.
Orientador: André Machado
Belo-Horizonte
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Entende-se que, desde o século XXIII, quando surgiu as primeiras estruturas metálicas na construção civil, o aço tem transformado a vida no ramo da construção, permitindo engenheiros, construtores e arquitetos, melhores soluções arrojadas, de alta qualidade e eficiência.
Com o mercado competitivo a construção tem expandido sua utilização, isso porque o aço sempre esteve associado a ideia de modernidade e inovação demonstrado em grandes obras de expressão, tais como pontes, passarelas, supermercados, shopping centers, aeroportos, etc. Com o avanço da tecnologia, e a crescente necessidade do uso de novos materiais como estratégia de maximização de lucros e diminuição de custos, à partir da I Revolução Industrial, estreada no final do século XIX, as estruturas metálicas se tornaram opcionais certeiros no alcance de tais propostas, seu uso começou a se generalizar e isso devido à suas vantagens não se limitarem apenas ao design e visual, mas também por apresentarem expressiva resistência agrupada à sustentabilidade e facilidade de uso e instalação. (RIBEIRO, 2002; ROSSO, 1980).
À partir de então, iniciou-se um estudo aprofundado da utilização do aço, considerando a satisfação das necessidades expressivas do mercado (DIAS, 1997). Para Simão (2017), o aço se tornou necessário para que o crescimento pudesse acontecer nas grandes cidades, isso porque em suas características, também foi constatado o grande aproveitamento útil das áreas, tornando esse método construtivo mais comum e bem avaliado. Constatou-se também a abrangência que o uso desse material vem alcançando ao longo do tempo, diante de sua possibilidade de agregar valor às obras através da possibilidade de maior arrojo devido a sua liberdade de criação, porém, ainda constata-se o uso do concreto armado sendo o mais usual e predominante no Brasil.
Competindo pelo mercado, que ainda oferece melhor mão de obra à métodos construtivos tradicionais e atua sob a perspectiva do melhor custo benefício em obras, este trabalho tem como objetivo tanto descobrir, como conhecer e compreender o surgimento do aço nas construções, bem como as vantagens e desvantagens de sua utilização e ainda sua importância para as construções modernas.
.
1.1 O PROBLEMA
A engenharia civil tem como objetivo a busca da inovação como forma de alcançar melhorias, maior eficiência e maximização de resultados. Através dessa cultura de alavancagem e reestruturação que almeja o desenvolvimento com redução de custos efetivos, diminuição no período das obras e aumento da eficiência. Com base em pesquisas e estudos, qual a vantagem em utilizar estruturas metálicas em construções?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
O objetivo desse trabalho é descrever a utilização do aço na construção civil. Serão apresentados pesquisas e artigos científicos demostrando e explicando o uso dessas estruturas.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
À partir do objetivo geral, serão definidos os seguintes objetivos específicos:
- Conhecer o surgimento do aço na construção civil
- Descobrir as vantagens e desvantagens do uso desse material
- Compreender os aspectos consideráveis do aço na construção civil
3 JUSTIFICATIVA
A engenharia acompanha as tendências mundiais e busca sempre inovar almejando o desenvolvimento com redução de custos efetivos, diminuição no período das obras e aumento do quesito eficiência. A procura por alternativas capazes de conciliar esses 3 importantes pilares conduziu o cenário da construção civil para a utilização de métodos baseados na introdução do aço em suas atividades.
O uso de estrutura metálica pode nos proporcionar um rendimento melhor na obra. Com a crescente conscientização ecológica, com a constante pressão dos movimentos ambientais, bem como com as maiores exigências quanto ao uso certificado das florestas, a estrutura metálica tem tudo para ganhar espaço nos projetos de Engenharia Civil e de Arquitetura, na preferência dos clientes e na conservação ambiental.
Optar por um sistema construtivo baseado em estruturas metálicas garante maior rapidez e menor impacto no canteiro, se comparado a uma construção tradicional. O uso do aço proporciona a precisão de medidas, possibilitando a realização de uma obra aprumada e nivelada, que facilite a inserção dos demais componentes. É uma solução que pode ser adotada em terrenos com mais variáveis tipos de desníveis, evitando gastos com grandes movimentações de terra e terrenos.
A construção civil é o ramo da engenharia que esteve presente fortemente na evolução da sociedade, permitindo uma base solida para crescimento da população. Apesar de tratar-se de um assunto, muito abordado, pouco se percebeu quanto sua evolução no passar dos anos. Em uma pesquisa inicial, verificou-se que as bibliografias consultadas, em sua maioria, procuram identificar características físicas e químicas do material aço, determinando as situações ideias para o seu consumo. Além disso, aquelas também ressaltam algumas características da construção em aço, como a agilidade da obra, leveza da edificação, utilização de peças estruturais menores, gerando um alivio das fundações e atingindo um ganho de espaço na construção.
...