O que é Recrutamento?
Tese: O que é Recrutamento?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamirez • 25/4/2013 • Tese • 637 Palavras (3 Páginas) • 618 Visualizações
1) O que é Recrutamento?
O termo "recrutamento" pode facilmente ser encontrado em dicionários, como por exemplo, na versão on line do http://www.priberam.pt/ como ato ou efeito de recrutar uma leva de recrutas. Sua morfologia e significado tiveram origem, praticamente nos exércitos, pois estava vinculada a prática de captar recrutas para vagas de futuros soldados ou postos de guerrilha. Rapidamente o termo, bem como seu objetivo (captação de pessoas) foi ampliado para o sistema de RH, em especial, ao subsistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal.
O trabalho de recrutamento inicia-se no momento em que se recebe a liberação da vaga, solicitação de pessoal, perfil profissiográfico, descrição do cargo ou afim. Embora a nomenclatura deste documento se diferencie de empresa para empresa, o objetivo é único: munir a divisão de recrutamento e seleção sobre os dados e critérios que servirão de base para preterir ou aprovar currículos.
Tendo os dados da vaga, ligamos para os requisitantes para confirmar o recebimento e automaticamente, aproveitamos a contingência para esclarecer ou flexibilizar os requisitos para o desempenho de um cargo vago. Negligenciar quaisquer informações a respeito do perfil de um cargo é sinônimo de comprometer o recrutamento e, portanto, o processo seletivo como um todo.
Existem 3 tipos de recrutamento: interno, externo e misto. O interno consiste nas práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto dentro das empresas ou organizações, focando o mercado de mão - de - obra interno, como por exemplo, um Tease, anúncio na copa, e-mail, comunicado formal ou semelhante, com o intuito de recrutar colaboradores de outros departamentos que tenham interesse em mudar de área a título de promoção, interesse profissional ou semelhante. A Grande vantagem de um recrutamento interno é o baixo custo com fontes de recrutamento. A desvantagem, é que ingressamos em um circulo vicioso, ou como diríamos no senso comum, "cobre um santo e descobre outro". Caso um colaborador venha ser aprovado para um processo de recrutamento e seleção interna, a vaga dele no seu antigo cargo, provavelmente abrirá junto ao subsistema de recrutamento e seleção de pessoal. Atente-se pois o candidato aprovado certamente terra um tempo X para se desligar do seu cargo antigo antes de assumir a nova posição.
Já o recrutamento externo consiste nas práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto para o mercado de mão - de - obra externo à organização / empresa, como por exemplo, anúncios em jornais, contratação de agências de emprego, consultorias de RH e afins. As vantagens consistem em uma gama diversificada de perfis para proceder com seleção de pessoal e agilidade na captação de pessoas. As desvantagens são geralmente, custo e desmotivação de colaboradores internos ao não serem considerados para processos seletivos da empresa.
Por fim, o recrutamento misto consiste nas práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto para o mercado de mão - de - obra interno e externo. As vantagens concentram uma flexibilidade de cenário e vantagens estratégicas mencionadas nos itens anteriores, bem como a flexibilidade para com as conseqüências negativas.
Consideramos algumas fontes e parceiros de
...