ATPS 1 - Recrutamento E Seleção
Exames: ATPS 1 - Recrutamento E Seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gicalilica • 12/4/2013 • 1.308 Palavras (6 Páginas) • 1.318 Visualizações
Anhanguera Educacional – Faculdade Anchieta
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Turma 3AN
Técnicas de Recrutamento e Seleção
Aline Monteiro Gonçalves – 37.216.634-31
Barbara Soares Jeronimo – 37.156.523-42
Débora Lucchesi – 37.368.696-96
Diana Silva Santos – 42.438.065-15
Giseli Franceschi dos Santos – 48.019.209-72
Kátia dos Santos Silva – 12.998.137-91
Patrícia de Oliveira Moura – 37.236.816-76
Rosana Aler Pacheco Moreno – 37.226.761-19
ATPS Etapa 1: Captação e Seleção
Professor Wagner
São Bernardo do Campo, 09 de abril de 2013.
1. Introdução
Como encontrar e conservar as melhoras pessoas
A disputa pelas melhores pessoas está aumentando de maneira significativa, pois não há um número suficiente de pessoas excelentes.
Os resultados dos estudantes nos exames nacionais têm caído continuamente. Isso com frequência demonstram falta de habilidades básicas para o desempenho adequado no trabalho, segundo os resultados dos estudantes nos exames nacionais de Educação.
Nem todos os formando do ensino médio terminam a escola pública com uma boa base em computação, mesmo sendo ela um elemento significativo no espaço de trabalho atual. Em muitas companhias, novas tecnologias ficam encostadas na prateleira porque os empregados têm medo delas ou não tem quem os treine.
A competição pelas melhores pessoas aumentou muito vai continuar aumentando. “Pessoas talentosas podem escolher parar de trabalhar para uma companhia, mas as companhias inteligentes sabem que seu trabalho é manter essas pessoas talentosas trabalhando com elas”.
Ter habilidade para recrutar, contratar e manter não só o capital intelectual, mas o profissional é essencial.
Apenas os melhores lidam de maneira rápida com as mudanças velozes deste Mundo Globalizado, e por isso, a empresa tanto promove os melhores funcionários já internos desta, pois já sabem o caminho do sistema utilizado.
As melhores pessoas, sejam as selecionadas de maneira interna ou as externa, terão que ser flexíveis, onde terão o desejo de descobrir o que os consumidores querem e valorizam e estarão prontas para trabalhar duro a fim de oferecer esse produto ou serviço, com desempenho efetivo.
2. Recrutamento: fontes e meio de se recrutar pessoas
O Recrutamento começa quando surge por parte da empresa a necessidade do preenchimento de uma ou mais vagas. O setor responsável recebe o perfil e a qualificação necessária para o preenchimento da vaga.
O Processo de recrutamento de Pessoal precisa ser alimentado por fontes da área de Recursos humanos que estejam interessados na vaga. Para isto é necessário que a empresa analise qual é a real necessidade dessa vaga para a organização. Para se realizar um recrutamento tem que haver um documento chamado requisição de pessoal, é através desse documento que são retirados as informações para o processo de recrutamento.
As formas de capitação dentro da empresa podem ser tanto internos quanto externos.
O recrutamento interno consiste em a empresa buscar mão-de-obra dentro da própria organização. A divulgação da vaga pode ser feita através de cartazes espalhados por lugares de maior circulação dos funcionários, email, jornal eletrônico e comunicados formais. Segundo CHIAVENATO as vantagens de se fazer o recrutamento interno são:
• Aproveitar melhor o potencial humano da organização;
• Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários;
• Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelização à organização;
• Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental;
• Não requer socialização organizacional de novo membros;
• Probabilidade de uma melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos;
• Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo
Mas a também algumas desvantagens segundo o mesmo:
• Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas;
• Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual;
• Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização;
• Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas;
• Mantém e conserva a cultura organizacional existente;
• Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.
• O processo de Recrutamento Interno, precisa ser muito bem elaborado e exposto à todos seus funcionários, pois há situações que podem ocasionar problemas dentro da organização, dentre eles pedido de demissão, má desempenho e qualidade do serviço.
O processo de recrutamento externo consiste na divulgação de vagas de forma externa a empresa, nesta modalidade são utilizados vários meios de divulgação , como: contratação dedes consultorias de RH, cartazes em universidades, anúncios em jornais, revistas, parcerias com sites de anúncios de emprego entre outros.
Vantagens do recrutamento externo, segundo Chiavenato :
• Traz sangue novo na organização: talentos, habilidade e expectativas;
• Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades;
• Aumenta
...