OS CONDENSADORES RESFRIADOS A ÁGUA
Por: Junielle Melo • 1/12/2016 • Relatório de pesquisa • 691 Palavras (3 Páginas) • 900 Visualizações
3- CONDENSADORES RESFRIADOS A ÁGUA
Os condensadores resfriados a água normalmente apresentam maior eficiência do que os resfriados a ar, porém possuem um sistema de refrigeração mais complicado, caro e com maior manutenção.
No condensador, o calor é transferido do refrigerante para a água que está circulando dentro dele. Depois, a água sai do condensador através de tubos até a torre de resfriamento e em seguida, a torre rejeita o calor da água para o meio externo.
A temperatura de condensação varia de 5°C a 8°C a mais do que a temperatura da água que entra no condensador.
Em relação aos condensadores resfriados a ar, a temperatura dos refrigerantes nos resfriados a água é cerca de 8°C menor. Com isso, é possível trabalhar com pressões menores e com menor consumo de energia.
Os tipos de condensadores a água são:
- Duplo tubo (conhecido também como tubo em tubo ou coaxial);
- Carcaça e serpentina;
- Carcaça e tubos;
- Placa.
O tipo de a ser usado é escolhido dependendo da carga de refrigeração, da quantidade de água a ser circulada, localização e espaço da instalação, tipo do refrigerante, custo e entre outros.
3.1 Capacidade
O calor rejeitado no condensador () é calculado através da carga () do evaporador e do calor equivalente da potência real requerida para compressão ( - valores tabelados pelo fabricante):[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
A vazão volumétrica de água para condensação pode ser calculada pela razão entre o calor rejeitado no condensador ( e a densidade, calor específico e a temperatura de entrada e saída da água no condensador:[pic 5]
[pic 6]
A distribuição de temperatura ao longo do condensador é complexa, pois o refrigerante passa por estado de vapor superaquecido e de líquido condensado subesfriado. Para simplificar, admite-se a temperatura de condensação por todo condensador.
[pic 7]
Real
[pic 8]
Simplificado
3.1 Condensadores duplo tubo
Um tubo com diâmetro menor é colocado dentro de outro com maior diâmetro. A água circula dentro do de menor diâmetro e o refrigerante no espaço formado pelos dois tubos. [pic 9]
Esse tipo é normalmente usado para equipamentos de pequena capacidade ou como condensadores auxiliares operando paralelo com um condensador a ar.
É vantajoso pois são flexíveis, porém são difíceis de limpar e não possuem espaço para separação gás e líquido.
3.2 Condensadores carcaça e serpentina (Shell and coil)
São constituídos por uma carcaça fechada e dentro por um ou mais tubos enrolados em forma de serpentina. A água passa por dentro dos tubos e o refrigerante por dentro da carcaça.
São utilizados normalmente em equipamentos que possuem de pequena a média capacidade ( 1,8 até 53 KW)
A limpeza destes condensadores é ainda mais complicada do que os de duplo tubo, sendo realizada somente com produtos químicos.
[pic 10]
3.3 Condensadores carcaça e tubo (Shell and tube)
...