OS DEFEITOS EM PEÇAS FUNDIDAS
Por: Bruno Severo • 1/7/2020 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
COORDENADORIA ACADÊMICA – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL
DISCIPLINA: CSEM4040 – TECNOLOGIA DA FUNDIÇÃO
LISTA DE EXERCÍCIOS
CONTEÚDO: UNIDADE 14 – DEFEITOS EM PEÇAS FUNDIDAS
10 PONTOS – DATA DE ENTREGA: 26/06
Nome: Bruno Severo
Matrícula: 201721370
Faça uma pesquisa e descreva em um parágrafo os defeitos de fundição abaixo. Cite suas causas, consequências e meios de evitar cada defeito.
• Microssegregação
Esta quase sempre presente em estruturas obtidas em processos como lingotamento, fundição em areia e moldes metálicos e procedimentos de soldagem. Este defeito afeta negativamente propriedades da peça como, ductilidade, resistência a corrosão e desgaste, além de prejudicar o acabamento superficial. O tratamento térmico de homogeneização é o procedimento mais utilizado para redução de microssegregações nos metais.
• Porosidades
Este defeito é causado pela presença de gases dissolvidos em metais no estado líquido durante os processos de fundição. As porosidades afetam aspectos do material como, rigidez, resistência mecânica através de defeitos superficiais e a ductilidade do material. Sabendo deste problema, é necessário aplicar um método de desgaseificação deste metal para que se diminua a presença de poros no material e melhore suas propriedades.
• Gotas frias
Causado pelo respingos de metais que ficam presos às paredes dos moldes, estas gotas se resfriam rapidamente e se oxidam, assim não se aderem ao restante do material, gerando descontinuidade superficial.
• Trincas a quente
É dada por uma descontinuidade da peça, em que é visível um aspecto de fratura oxidado. Este defeito é causado quando o material é sujeito a tensões trativas em temperaturas acima da temperatura de ductilidade zero. Desse modo deve se evitar batidas e movimentos bruscos com o molde durante o período de resfriamento da peça.
• Rebarbas
São saliências metálicas encontradas entre o macho e o molde ou nas linhas de divisões dos moldes. Geralmente causado pela folga entre machos e moldes. A rebarba pode ser removida e a peça recuperada, através do processo de rebarbação.
• Alimentação insuficiente
Este ocorre quando a peça em fundição não é completa, seja por falta de material ou algum possível vazamento. Para evitar este defeito é necessário que haja metal suficiente para preencher o molde, além de rever a relação de canais e a fluidez do metal líquido.
...