OS DISJUNTORES DE ALTA TENSÃO
Por: mariaheloiza • 27/6/2016 • Relatório de pesquisa • 302 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
DISJUNTORES DE ALTA TENSÃO
- Equipamentos destinados à interrupção e ao restabelecimento das correntes elétricas num determinado ponto do circuito.
- deve ser instalado sempre acompanhado dos seus relés respectivos (elementos responsáveis pela detecção das correntes elétricas do circuito). Um disjuntor instalado sem os relés não tem nenhuma característica de proteção.
> FUNÇÃO DE UM DISJUNTOR: interromper as correntes de defeito de um determinado circuito durante o menor espaço de tempo possível, interromper correntes de circuitos operando a plena carga e em vazio, e energizar os mesmos circuitos em condições de operação normal ou em falta.
O ARCO ELÉTRICO: fenômeno que ocorre quando se separam dois terminais de um circuito que conduz determinada corrente de carga, de sobrecarga ou de defeito. Ou também pode-se definir como um canal condutor, formado num meio fortemente ionizado, provocando um intenso brilho e elevando a temperatura do meio em que está.
PRINCIPIO DE INTERRUPÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA:
Operacao básica: separação dos seus contatos, que permite quando ligados, a continuidade da corrente elétrica.
É nessa separação que há o surgimento do arco elétrico, sendo necessário elimina-lo para evitar danos ao sistema. Para a extinção do arco elétrico é necessário que se provoque o seu alongamento por meios artificiais, reduzir a sua temperatura e substitua-se o meio inonizado entre os contatos por um meio isolante eficiente, podendo ser o ar, o óleo ou o que possibilita uma classificação dos disjuntores.
1) INTERRUPÇÃO NO AR SOB CONDIÇÃO DE PRESSÃO ATMORFÉRICA
- Por alongamento e resfriamento
- Por alta velocidade de manobra
- Por fracionamento do arco
- Por sopro magnetico
2) INTERRUPÇÃO NO ÓLEO
- óleo mineral na região dos polos
3) INTERRUPÇÃO NO GÁS SF6
4) INTERRUÇÃO NO VÁCUO
...