OS INDICADORES DE MANUTENÇÃO
Por: Marcos Lima • 8/11/2018 • Dissertação • 846 Palavras (4 Páginas) • 109 Visualizações
Indicadores de manutenção
Para uma supervisão de sucesso na manutenção, o relacionamento positivo com clientes e fornecedores, ter um time de manutenção bem preparado e acompanhar as mudanças do mercado são características essenciais para que resultados positivos possam ser obtidos.
Mais do que isso, é de suma importância conhecer os processos e setores dentro de sua gestão.
A manutenção está presente em vários setores industriais, portanto não existe um procedimento que seja valido para todos os setores e processos, porém, é importante conhecer e entender a relação entre os funcionários (operadores por exemplo) e os equipamentos.
Os indicadores de manutenção são a maneira ideal para encontrar a solução de problemas e propor as medidas que podem passar a ser aplicadas a fim de melhorar um processo. Quando bem utilizados, os indicadores de manutenção podem inclusive levar a uma redução de custos significativas.
Para a análise e proposta de melhoria da empresa apresentada neste trabalho, foram utilizados indicadores, os quais terão sua importância explicada, e sua influência. Assim como os indicadores que não devem faltar em uma gestão.
O que são indicadores de manutenção?
São ferramentas para medir os resultados de um processo. Assim sendo possível ter um acompanhamento do que acontece em uma gestão. Os indicadores mostram o quão positiva ou negativa cada atividade está sendo.
Dessa maneira é possível mensurar a efetividade das tarefas realizadas, visto que os indicadores de manutenção geram valores numéricos.
Por que os indicadores de manutenção são importantes?
No setor de manutenção, os indicadores podem fornecer dados significativos, como:
- As atividades podem ser distribuídas de acordo com o tipo de manutenção a ser realizada (corretiva, preditiva, preventiva);
- Pode ser realizada a política dos sobressalentes e de estoque de materiais;
- Planejamento da manutenção;
- Capacitação e treinamento dos funcionários;
- Resultados da Operação;
- Paradas de manutenção.
Ter essas informações otimiza a análise da situação e economiza o tempo. Evitando erros ou a tomada de decisões imprecisas leva – se a economia de dinheiro.
Escolhendo o indicador correto
Para determinar qual indicador é o correto para ser utilizado, é necessário realizar uma análise detalhada dos insumos e principalmente de quais são os objetivos dentro de uma empresa. Para que haja qualidade, um bom indicador precisa ser:
- Objetivo e claro para transmitir informações (não pode ser difícil de analisar ou complexo);
- Realístico nos resultados, condizente com as atividades da empresa;
- Preciso, de forma a evitar duplicidade de informações;
- Representativo, de forma a mostrar algo significativo para o negócio;
- Direto, ou seja, ter uma regra estabelecida;
- Capaz de alcançar e sinalizar as razões/causas dos problemas;
- Desafiador, de forma que motive a equipe.
Esses pontos facilitam para que um padrão de decisões possa ser encontrado, e a melhoria contínua é centrada nos processos de manutenção.
Quais são os principais indicadores de desempenho?
Abaixo seguem os principais indicadores de desempenho:
Disponibilidade
A disponibilidade indica a acessibilidade de uma máquina e também a probabilidade da mesma estar funcional em um dado momento. Assim ela busca garantir o atendimento das metas produtivas e ajuda no acompanhamento de outros indicadores.
...