OS INDICADORES DE MANUTENÇÃO
Por: 13176 • 13/10/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 495 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Elaborar um plano de ação sobre: Quais indicadores devemos priorizar para aumentar a disponibilidade dos ativos sem impactar o custo de manutenção.
Para garantirmos uma otimização dos equipamentos sem impactar com nos custos, a empresa precisa acompanhar e medir o desempenho dos equipamentos e recursos disponíveis para garantir um bom resultado e qualidade do produto.
Existem diversos Indicadores de Manutenção de Classe Mundial que podem ajudar na tomada de decisão para os gestores de manutenção, mas para isso, é preciso avaliar os cenários e determinar quais indicadores podem de fato contribuir para uma boa gestão.
Com a aplicação dos indicadores de manutenção é possível acompanhar o desempenho desejado dos ativos. Para a implantação dos indicadores é preciso e acompanhar os serviços desenvolvidos pelos funcionários da empresa, através das Ordens de Serviços, é possível coletar e tratar os dados para elaboração dos indicadores.
Na tabela 01, estão listados alguns dos principais Indicadores de Manutenção da Classe Mundial que podem contribuir para o desempenho e disponibilidade dos equipamentos, analisar a produtividade da mão de obra, os tipos de manutenções mais frequentes e avaliar os custos de manutenção sobre o faturamento da empresa.
[pic 1]
Tabela 1 - Indicadores de Manutenção da Classe Mundial
Acompanhar a disponibilidade dos ativos é um dos fatores fundamentais para elaborar as estratégias e manter o controle dos equipamentos. Com os indicadores TMEF e TMPR é possível aumentar a capacidade de operação dos equipamentos, otimizando o tempo médio ente as falhas e reduzindo o tempo médio entre os reparos. Com isso é possível garantir uma maior disponibilidade dos ativos sem impactar nos custos com manutenção não planejada, evitando paradas inesperadas no processo produtivo, pois o Gestor da Manutenção pode elaborar planos preventivos para cada equipamento de acordo com as condições e desempenho de funcionamento.
Outra questão que deve ser acompanhada é a eficiência da mão de obra, saber a correta distribuição das horas disponíveis das equipes de manutenção é fundamental, pois é possível avaliar o tempo gasto em determinando serviço ou possíveis ociosidade no ambiente de trabalho.
Ainda podemos destacar o indicador que avaliar a distribuição da atividade por tipo de manutenção mais usados pela empresa, pois revela quais os tipos de paradas são mais frequentes.
Por fim, temos o indicador que calcula o custo de manutenção sobre o faturamento total da empresa, cujo objetivo é avaliar se o setor de manutenção estar realizando uma boa gestão financeira, pois esse custo de manutenção impacta diretamente no valor do produto.
Dessa forma, com a correta distribuição dos indicadores é possível, programar e definir os objetivos para alcançar as metas desejadas. Sendo que não basta apenas implantar os indicadores de manutenção, tem que fazer a análise crítica e manter um acompanhamento das atividades desempenhadas pelas áreas responsáveis, só assim, poderá melhorar a performance operacional e garantir a rentabilidade para a empresa.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Material disponibilizado no 2º ciclo de aprendizado. Disponível em https://mdm.claretiano.edu.br/gesman-pos/2017/03/17/2o-ciclo-de-aprendizagem/. Acesso em 06/10/2020.
...