OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA
Por: thaisdionisiio • 20/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.057 Palavras (13 Páginas) • 145 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS[pic 3]
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Diane dos Santos Quintanilha
RA: 6420260903
Denis Wellington dos Santos Pedro
RA: 1299386781
Renato Miorimitsu
RA:6835498488
Thaís Honório Dionísio
RA: 6814013865
Welison Tavares de Souza
RA: 6277291140
Prof. José Veigas Barragans
Anhanguera Educacional
MATERIAIS DE CONSTRUÇÂO MECÂNICA
RESUMO
Esta pesquisa foi realizada conforme estudos relacionados à Materias e suas estruturas, sua importância e fundamentos.
Está desenvolvimento elaboração de uma gôndola para construção civil onde avaliamos o custo e todas as propriedades no qual aplicamos os conceitos pesquisados e vistos em sala de aula.
Palavras-Chave: Gôndola, materiais, resistência, tratamento térmico, forjamento encruamento e laminação.
Introdução
Nesse projeto iremos tratar de um tema relacionado à mecânica, e de grande abrangência para as mais variadas áreas da engenharia, sendo o estudo sobre tipos de tratamento de um material, sua fabricação, e predominando as suas estruturas e a finalidade do mesmo. Todo o desenvolvimento do estudo será aplicado a construção teórica de uma gôndola para construção de edifícios para maior facilidade de entendimento dos processos.
Planejamento
É usado como critério neste projeto as condições ambientais adversas que exigem aços de alta resistência à corrosão. Porém, peças comprimidas com elevado índice de esbeltez ou peças fletidas em que a deformação (flecha) é fator preponderante são casos típicos de utilização de aços de média resistência mecânica. No caso de peças com baixa esbeltez e onde a deformação não é importante, fica mais econômica a utilização dos aços de alta resistência. IBDA
Desta forma na construção com estrutura metálica a escolha do tipo de aço é feita em função de aspectos ligados ao:
- Meio ambiente onde as estruturas se localizam
- Previsão do comportamento estrutural de suas partes, devido à geometria e aos esforços solicitantes
- Meio industrial com atmosfera agressiva à estrutura
- Proximidade de orla marítima
- Manutenção necessária e disponível ao longo do tempo
- Mão de obra mais bem treinada e qualificada
- Material de custo acessível
Desenvolvimento
Com a finalidade de um projeto bastante viável quanto ao custo e com um senso critico sobre um processo de reciclagem, será elaborada uma gôndola que terá capacidade máxima de 20 toneladas.
O projeto será elaborado pensando na construção de edifícios onde a segurança dos trabalhadores está como uma das prioridades.
O material utilizado será um aço de alta resistência, onde o mesmo passara por processos como forjamento e laminação. Abase de sustenção para suspender a gôndola será fixa e será operada por um sistema elétrico. Será necessário também a utilização de cabos de aço, onde serão aplicadas forças de tensão. Desta forma será possível analisar forças de deformação, tensão, tenacidade, resistência e alguns dos processos de tratamento do material para que este possa atender os critérios de um projeto ideal.
Tratamento Térmico
Os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas.
A alteração da propriedade mecânica depende de três fatores:
- Temperatura de aquecimento
- Velocidade de resfriamento
- Composição química do material
São esses fatores que irão determina as propriedades mecânicas do aço, após o tratamento “tornando – os mais resistentes menos resistentes etc.”.
Nota “Antes do tratamento térmico e necessário conhecer as características do aço, principalmente sua estrutura cristalina”.
Estrutura cristalina do aço.
Em uma siderúrgica com a oxidação do ferro gusa obtêm-se o aço em seu estado liquido com o resfriamento desse aço os átomos que o compõem vão se agrupando formando assim uma estrutura cristalina eles se agrupam de forma fixa e ordenada.
A esse conjunto de átomos, que ocupam posições fixas e formam uma estrutura, denominamos célula unitária.
[pic 4]
[pic 5]
Durante o processo de solidificação, as células unitárias vão se multiplicando, lado a lado, e formam uma rede cristalina. As células unitárias se organizam, apresentando um contorno de agregado de cristais irregulares. Esses cristais recebem o nome de grãos, que são formados por milhares de células unitárias.
[pic 6]
[pic 7]
De acordo com a disposição dos átomos, originam-se desses sistemas 14 possíveis distribuições dos reticulados átomos, formando os chamados “reticulados” (reticulados ou redes), designados com o nome de “reticulados Bravais”.
Esses 14 reticulados estão representados:
[pic 8]
[pic 9]
Ao logo do estudo de MCM (matérias de construção mecânica) são três desses reticulados que foram abordados:
Reticulado cúbico de corpo centrado (CCC). Os átomos assumem uma posição no espaço, com forma de cubo. Oito átomos estão nos vértices e um, no centro do cubo. Exemplos: o sódio, o vanádio e o ferro (em baixa temperatura).
...