OS RESÍDUOS E POLUIÇÃO.
Por: MarcosJervys • 25/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.625 Palavras (7 Páginas) • 284 Visualizações
GRUPO 1 : MARIA, DOUGLAS, HYANA, FLÁVIA, ADRIANA, ERIKA, MATEUS E POLIANA.
TEMA: RESÍDUOS E POLUIÇÃO.
O grupo começou dando uma introdução no que é resíduo, e de sua formação durante a história.
Falaram sobre o resíduo domiciliar. Nesse tipo de resíduo podem ser encontrados restos de alimentos, resíduos sanitários, papel, plástico, vidro.
E também do resíduo público que Podem conter: folhas de árvores, galhos e grama, animais mortos, papel, plástico, restos de alimentos.
Logo depois, o grupo passou para a parte industrial, envolvendo um pouco o ramo de materiais de construção civil. Pois no resíduo industrial, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papéis, madeiras, fibras, borrachas, metais, vidros e cerâmicas.
E terminaram com os principais Resíduos da construção civil, composto por materiais de demolições, restos de obras, solos de escavações diversas. Formando assim o entulho.
Logo depois, entraram no assunto sobre Poluição.
Nesse tema foram abordados os tipos de poluição como: Poluição Visual, Sonora, Atmosférica, Poluição da água, Poluição do solo, Poluição radioativa, Poluição térmica.
Após relatarem sobre cada tipo de poluição, o grupo detalhou o tipo de danos de cada um ao ambiente e claro, em relação a Engenharia Civil.
GRUPO 2: ALINE GOMES, FERNANDO SATIL, JARDEL AMORIM, JULIANO FERREIRA, JULIANO VASCONCELOS, LUIZ ANTÔNIO, PETRINA GOMES, PAULO HENRIQUE COUTINHO.
TEMA: RECICLAGEM
O grupo começou abordando sobre os materiais recicláveis: Papel, plastico, metal e vidro.
Falaram sobre a reciclagem do plástico que Diversos produtos e embalagens feitos com material plástico apresentam um símboloque indica que eles são recicláveis.
No geral, a reciclagem dos produtos descartados consiste, basicamente, em três processos: - Coleta e separação: que é separação dos resíduos de acordo com o seu material.
Também abordaram a Reciclagem Mecânica que uéo método mais comum. Ele consiste em transformar os plásticos (tanto os oriundos de sobra industrial - sobras virgens do processo produtivo - quanto os descartados pós-consumo - materiais recuperados no lixo por meio da coleta seletiva) em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, como sacos de lixo, pisos, mangueiras, embalagens não-alimentícias, peças de automóveis etc.
E logo após a Reciclagem Química que Trata-se do modelo mais elaborado, que reprocessa os plásticos para transformá-los em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de elevada qualidade.
Reciclagem do papel que é a redução no consumo de água utilizada na produção, embora os números sejam bastante divergentes de uma empresa para outra dependendo da tecnologia empregada e da eficiência do processo de fabricação. Mas calcula-se que para cada 1 tonelada de aparas (papéis cortados usados na reciclagem) deixa-se de cortar de 50 a 60 árvores.
Os tipos de papéis que podem ser reciclados são: Papelão ,Jornal, Revistas, Papel de, fax, Papel-cartão, Envelopes, Fotocópias, Impressos em geral;
Antes de entrar na reciclagem diretamente relacionada com a Engenharia Civil, o grupo abordou também sobre o processo de reciclagem do papel e do vidro.
Falaram sobre cada depósito final de resíduos sólidos urbanos, explicando a diferença de cada um que são: lixão, aterro controlado e aterro sanitário.
E separaram em grupo a Reciclagem na Construção Civil.
- Grupo I: Materiais compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassa, blocos de concreto.
- Grupo II: Materiais cerâmicos: telhas, manilhas, tijolos, azulejos.
- Grupo III : Materiais não-recicláveis: solo, gesso, metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor. Desses materiais, alguns são passíveis de serem selecionados e encaminhados para outros usos. Assim, embalagens de papel e papelão, madeira e mesmo vidro e metal podem ser recolhidos para reutilização ou reciclagem.
Concluíram o trabalho comprovando em partes a economia, e demonstrando curiosidades.
GRUPO 3
TEMA: ÓRGÃOS AMBIENTAIS
Abordaram sobre os tipo de órgãos ambientais que são Federais, Estaduais e Municipais. E deram exemplos de órgãos referentes a cada modalidade.
Órgãos Federais
- ANA: A Agência Nacional de Águas é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, e responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros.
- IBAMA: O IBAMA cuida da preservação, controle, fiscalização e conservação da fauna e flora, além de realizar estudos sobre o ambiente e conceder licenças ambientais para empreendimentos que possam impactar na natureza.
- CONAMA : É o Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, criado pela Política Nacional do Meio Ambiente.
Órgãos Estaduais
- IEF: O Instituto Estadual de Florestas tem por finalidade executar a política florestal do Estado e promover a preservação e a conservação da fauna e da flora, o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais renováveis e da pesca, bem como a realização de pesquisa em biomassa e biodiversidade.
- IMA: O Instituto do Meio Ambiente (IMA) é uma autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, o IMA tem como finalidade executar a Política Estadual de Administração dos Recursos Ambientais, instituída pela Lei Estadual 7.799/01
- EMATER : A EMATER-MG atua como um dos principais instrumentos do Governo de Minas Gerais para a ação operacional e de planejamento no setor agrícola do Estado, especialmente para desenvolver ações de extensão rural junto aos produtores de agricultura familiar.
Órgão Municipal
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Após falarem sobre os tipos de órgãos ambientais, o grupo saiu do tema e falaram sobre o Rompimento da Barragem de Fundão em Bento Gonçalves, distrito de Mariana-MG.
GRUPO 5
TEMA: POLUIÇÃO E RESÍDUOS SÓLIDOS.
Abordaram que os resíduo podem ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Diversos tipos de resíduos (sólidos, líquidos e gasosos) são gerados nos processos de extração de recursos naturais, transformação, fabricação ou consumo de produtos e serviços. Esses resíduos passam a ser descartados e acumulados no meio ambiente causando não somente problemas de poluição, como caracterizando um desperdício da matéria originalmente utilizada.
...