OS SISTEMAS DIGITAIS II
Por: Italo Fernandes • 3/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 372 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)
CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO (CTU)
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA – BLOCO: 4º
DISCIPLINA: SISTEMAS DIGITAIS II
PROFESSOR: ADILSON
ALUNO: ÍTALO FERNANDES E SILVA MATRÍCULA: 1047444
DECODIFICADORES
Abril de 2015
SUMARIO
Tópicos PAG;
1. Objetivo_________________________________________ 03
2. Considerações iniciais______________________________04
3. Metodologia utilizada_______________________________05
4. Experiência______________________________________ 06
OBJETIVO
Tal trabalho vem com o objetivo de mostrar o funcionamento teórico e prático (simulação) de dispositivos, no caso, decodificadores, através do “laboratório” MULTISIM (programa de ensaios de dispositivos).Dessa forma, expande-se e enaltece o entendimento do referido assunto, que se fosse dado somente de forma teórica, possivelmente não ofereceria a mesma riqueza de detalhes e internalização deste conhecimento.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Uma das maiores aplicações dos decodificadores está na conversão de informações de um código para o acionamento de displays, de forma que algarismos ou letras codificadas digitalmente sejam mais compreensíveis aos usuários. O mais comum e mais utilizado em sistemas digitais é o decodificador BCD de 7 segmentos porque converte informações codificadas em BCD para um código especial que, aplicado ao display de 7 segmentos, fornece visualmente as informações. Os displays de 7 segmentos são dispositivos formados por 7 leds. Cada um dos 7 segmentos do display é formado por um led, e estes 7 leds. Dispostos com mostra a figura abaixo:
Cada um dos 7 segmentos do display é formado por um led, e estes 7 leds podem estar conectados pelo catodo (catodo comum), acendendo quando recebem o nível lógico “1”, ou pelo anodo (anodo comum), acendendo quando recebem o nível lógico “0”.
METODOLOGIA UTILIZADA
Antes de começar a descrever os decodificadores, é bom se ter o entendimento da configuração básica de um decodificador. Um decodificador é um grupo de portas lógicas organizadas de modo que os dados binários apresentados na entrada do decodificador sejam transformados na informação necessária a ligar as leds de forma que estas apresentem o dado na entrada do decodificador.
A seguir serão apresentadas informações sobre o funcionamento dos decodificadores e alguns resultados obtidos mediante a experiência utilizando os decodificadores:
Dispositivos utilizados
8 switch DIPSW1 ;
Decodificador BCD de 7 segmentos 7447N;
Fonte de tensão DC (fornecendo 12 V);
...