TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TROCADORES DE CALOR

Por:   •  1/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  8.128 Palavras (33 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 33

TROCADORES  DE  CALOR

1.1- INTRODUÇÃO:

O processo de troca de calor entre dois fluidos que estão em diferentes temperaturas e separados por uma parede sólida ocorre em muitas aplicações da engenharia. Os equipamentos usados para implementar esta troca são denominados trocadores de calor, e aplicações específicas podem ser encontradas em aquecimento e condicionamento de ambiente, recuperação de calor, processos químicos, etc. Como aplicações mais comuns  deste tipo de equipamento temos : Aquecedores, resfriadores, condensadores, evaporadores, torres de refrigeração, caldeiras, etc.

O projeto completo de trocadores de calor pode ser subdividido em três fases principais :

  • a análise térmica;
  • o projeto mecânico preliminar;
  • o projeto de fabricação;

Neste curso será enfocada a análise térmica, que consiste na determinação da área de troca de calor requerida, dadas as condições de escoamento e temperaturas dos fluidos. O projeto mecânico envolve considerações sobre pressões e temperaturas de operação, características de corrosão, etc. Finalmente, o projeto de fabricação requer a tradução das características e dimensões físicas em uma unidade que possa ser construída a um baixo custo.

        

1.2 – CLASSIFICAÇÃO DE TROCADORES DE CALOR

[pic 1]

1.2.1 – CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA

                

Nesta categoria, os trocadores de calor são classificados em:

  • contato indireto
  • contato direto

[pic 2]

I - TROCADORES DE CALOR DE CONTATO INDIRETO

Em um trocador de contato indireto, os fluidos permanecem separados e o calor é transferido continuamente através de uma parede, pela qual se realiza a transferência de calor.         Os trocadores de contato indireto classificam-se em:

  • transferência direta
  • armazenamento

I.1- Tipo de Trocadores de Transferência Direta

Neste tipo, há um fluxo contínuo de calor do fluido quente ao frio através de uma parede que os separa. Não há mistura entre eles, pois cada corrente permanece em passagens separados. Este trocador é designado como um trocador de calor de recuperação, ou simplesmente como um recuperador.  Alguns exemplos de trocadores de transferência direta são trocadores de:

  • placa
  • tubular
  • superfície estendida

Recuperadores constituem uma vasta maioria de todos os trocadores de calor.

[pic 3]

[Figura -1.1]

I.2- Trocadores de armazenamento

        Em um trocador de armazenamento, os ambos fluidos percorrem alternativamente as mesmas passagens de troca de calor. A superfície de transferência de calor geralmente é de uma estrutura chamada matriz. Em caso de aquecimento, o fluido quente atravessa a superfície de transferência de calor e a energia térmica é armazenada na matriz. Posteriormente, quando o fluido frio passa pelas mesmas passagens, a matriz “libera” a energia térmica (em refrigeração o caso é inverso). Este trocador também é chamado regenerador.

         

[pic 4]

[Figura -1.2]

II – TROCADORES DE CALOR DE CONTATO DIRETO

 trocador, os fluidos se misturam. Aplicações comuns de um trocador de contato direto envolvem transferência de massa além de transferência de calor, aplicações que envolvem só transferência de calor são raras. Comparado a recuperadores de contato indireto e regeneradores, são alcançadas taxas de transferência de calor muito altas. Sua construção é relativamente barata. As aplicações são limitadas aos casos onde um contato direto de dois fluxos é permissível.

[pic 5]

[Figura -1.3]

1.2.2 – CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM O TIPO DE CONSTRUÇÃO

[pic 6]

Temos trocadores tubular, de placas, de superfície estendida e regenerativos. Outros trocadores existem, mas os grupos principais são estes. Aqui serão estudados apenas os dois primeiros.

I -  TROCADORES TUBULARES

        São geralmente construídos com tubos circulares, existindo uma variação de acordo com o fabricante. São usados para aplicações de transferência de calor líquido/líquido (uma ou duas fases). Eles trabalham de maneira ótima em aplicações de transferência de calor gás/gás, principalmente quando pressões e/ou temperaturas operacionais são muito altas onde nenhum outro tipo de trocador pode operar. Este trocadores podem ser classificados como carcaça e tubo, tubo duplo e de espiral.

I.1- Trocadores de carcaça e tubo

Este trocador é construído com tubos e uma carcaça. Um dos fluidos passa por dentro dos tubos, e o outro pelo espaço entre a carcaça e os tubos. Existe uma variedade de construções diferentes destes trocadores dependendo da transferência de calor desejada, do desempenho, da queda de pressão e dos métodos usados para reduzir tensões térmicas, prevenir vazamentos, facilidade de limpeza, para conter pressões operacionais e temperaturas altas, controlar corrosão, etc.

        Trocadores de carcaça e tubo são os mais usados para quaisquer capacidade e condições operacionais, tais como pressões e temperaturas altas, atmosferas altamente corrosivas, fluidos muito viscosos, misturas de multicomponentes, etc. Estes são trocadores muito versáteis, feitos de uma variedade de materiais e tamanhos e são extensivamente usados em processos industriais.

[pic 7]

[Figura -1.4]

I.2- Trocador tubo duplo

        

O trocador de tubo duplo consiste de dois tubos concêntricos. Um dos fluidos escoa pelo tubo interno e o outro pela parte anular entre tubos, em uma direção de contrafluxo. Este é talvez o mais simples de todos os tipos de trocador de calor pela fácil manutenção envolvida. É geralmente usado em aplicações de pequenas capacidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (3.6 Mb)   docx (4.2 Mb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com