Objetivo Materiais e Métodos - Adsorção do Ácido Acético no Carvão Ativado
Por: Maira Vasconcelos • 11/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 396 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
Página 1 de 2
OBJETIVOS
O experimento desenvolvido tem como objetivo verificar a adsorção do ácido acético no carvão ativado, e verificar o ajuste dos modelos propostos aos dados experimentais.
MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
Os materiais utilizados foram:
- 13 erlenmeyers de 200 ou 250 mL
- Espátula metálica
- 1 béquer de 500 mL
- 2 béqueres de 100 mL
- Plástico filme
- 1 bureta de 25,00 mL
- Pipetas volumétricas de 1, 2, 5, 10, 15 e 25 mL
- 6 balões volumétricos de 50 mL
- Papel de filtro
- Funil
- Solução de ácido acético 1M
- Solução de hidróxido de sódio 1,0 M
- Carvão ativado
- Fenolftaleína
- Suporte para bureta
3.2 MÉTODOS
- Pesou-se seis amostras de 1g de carvão ativado, previamente tratado, e transferiu-as para os erlenmeyers, cobrindo-os com plástico filme em seguida. Anotou-se o valor de cada massa, e enumerou os erlenmeyers.
- A partir da solução de ácido acético 1 M, foram preparadas seis soluções diluídas de ácido acético em balões de 50 mL. Pipetou-se volumes correspondentes a 1, 2, 5, 10, 15 e 25 mL de ácido acético 1 M e transferiu-os para os balões. Em seguida, os balões foram completados com água destilada.
- Transferiu-se as soluções diluídas de ácido acético dos balões, de diferentes concentrações, para os erlenmeyers que continham carvão ativado. Deixou a adsorção realizar-se por 30 minutos. A cada 5 minutos os erlenmeyers foram agitados.
- Enquanto a adsorção se processava nos erlenmeyers, titulou-se a solução de ácido acético 1 M. Para isso, uma alíquota de 5,0 mL da solução de ácido acético 1 M foi pipetada e a titulação foi realizada utilizando a solução de NaOH padrão (1,0 M) e 2 gotas do indicador fenolftaleína. Repetiu-se a titulação e calculou-se a concentração da solução de ácido acético pela média dos dois valores obtidos. Também, calculou-se a concentração final das soluções diluídas.
- Após o tempo de 30 minutos de adsorção, aguardou-se a decantação das soluções nos erlenmeyers e filtrou-se estas soluções. As soluções foram filtradas na ordem da mais diluída para a mais concentrada. Lavou-se os erlenmeyers, pois eles foram reutilizados para a filtração.
- Procedeu-se a titulação das soluções filtradas. Utilizou-se 10,00 mL das amostras nº 1, 2 e 3 (as mais diluídas), e titulou-se com solução de hidróxido de sódio 0,1 M, utilizando como indicador 2 gotas de fenolftaleína. A mesma titulação foi realizada com as amostras 4, 5 e 6, porém com porções de 2 mL apenas.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com