Ondas: Um estudo das amplitudes, elasticidade e tração
Por: footther • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
Página 1 de 2
- Sim, são múltiplos. Os resultados da tabela não são matematicamente corretos, devidos a imprecisões nas medições.
- Com os dados da tabela, podemos calcular a velocidade através da fórmula assim temos que a velocidade de cada harmônico são:
Dessa forma, podemos observar que apesar dos valores não serem matematicamente iguais, ocasionados por imprecisões nas medições, a velocidade é a mesma, pois a medida que o comprimento de onda diminui, a frequência aumenta na mesma proporção (são inversamente proporcionais).[pic 1]
- Dado que o comprimento e peso na corda não foi alterado durante o experimento, a frequência e o harmônico mantinham uma relação direta, ou seja, ambos diminuíram. Sendo assim, percebemos que existe a relação de quanto maior o λ, maior a amplitude e menor a frequência.
Isso pode ser confirmado pela seguinte fórmula: [pic 2]
- Foi notado no experimento que ao aumentar massa ao gancho, a frequência da onda estacionária também aumentava. Utilizando as seguintes fórmulas é possível comprovar a relação entre a massa do gancho e a frequência.
- [pic 3]
- [pic 4]
Analisando a fórmula (I), percebemos que ao aumentar a massa do gancho, a tração (T) sob a qual a corda está submetida também aumenta. Tendo em vista que o é constante, é notável que a velocidade e a tração são diretamente proporcionais, sendo assim, a velocidade aumenta também.[pic 5]
A fórmula (II) indica que a velocidade e a frequência são diretamente proporcionais, desta fora, quando a tração aumenta, a velocidade aumenta e a frequência também aumenta.
A partir dessa análise, era esperado que a frequência aumentasse.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com