Orientação A Objetos Ad2
Ensaios: Orientação A Objetos Ad2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mendoncarlasm • 14/9/2014 • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 697 Visualizações
Baseado na imagem acima, que define uma classe chamada Carro, e baseado nos conceitos estudados sobre orientação a objetos, defina o que é um atributo e o que é um método. Segundo a definição dada, apresente quais são os atributos existentes na classe acima, bem como os seus métodos. Por fim, indique na classe se existe um método construtor, e caso exista, se tal método é sobrecarregado, justificando a sua resposta. (3,5 pontos).
O Atributo é a propriedade da classe.
O método é uma função da classe
Os atributos são: fabricante, modelo e anoModelo.
Os métodos são: Carro, setFabricante, setModelo, setAnoModelo, getfabricante, getModelo, getAnoModelo.
O método carro é construtor, porém não sobrecarregado.
Questão 2:
Você criou a classe abaixo, que tem como finalidade inicializar os atributos velocidadeAtual em zero e velocidadeMaxima em 80. Além disso, a classe possui um método que recebe uma velocidade como parâmetro, que seria um valor que o carro teria de acelerar. Se este valor, somado a velocidade atual for maior que a velocidade máxima, o carro não será acelerado e surgirá uma mensagem na tela. Caso contrário, o carro é acelerado. Essa deve ser a única forma de alterar a velocidade do carro. (3,0 pontos)
1 public class Carro {
2 private double velocidadeAtual;
3 private double velocidadeMaxima;
4
5 public Carro(){
6 velocidadeAtual=0;
7 velocidadeMaxima=80;
8 }
9 public void acelera(double quantidade) {
10 if ((this.velocidadeAtual+quantidade)>this.velocidadeMaxima)
11 System.out.println("Velocidade Inadequada. Alteração não será efetuada");
12 else
13 this.velocidadeAtual = this.velocidadeAtual + quantidade;
14 }
15 }
A classe abaixo foi desenvolvida por outra pessoa, que usará a classe anterior criada por você. Tem como objetivo acelerar o carro e mostrar a velocidade final do carro. Uma maneira correta de fazer isso seria como apresentado na linha 4. Ou seja, ao passar o valor 200 como parâmetro uma mensagem seria mostrada, informando não ser possível alterar a velocidade. Porém, a pessoa que desenvolveu essa classe, inadequadamente, atribuiu o valor 200 para a velocidade atual (linha 5), o que não poderia ocorrer. No entanto, a sua classe acima permite que isso ocorra.
Baseado no conceito de encapsulamento estudado nessa unidade de aprendizagem reescreva seu programa acima, de forma que isso não possa ocorrer.
1 class TestaCarroEstouro1 {
2 public static void main(String args[]) {
3 Carro meuCarro = new Carro();
4 meuCarro.acelera(200);
5 meuCarro.velocidadeAtual=200;
6 System.out.println("Velocidade atual: "+meuCarro.velocidadeAtual);
7 }
8 }
Questão 3:
Esta questão tem por objetivo, além do uso dos conceitos de orientação a objetos vistos até agora, utilizar alguns métodos da classe String não vistos no livro didático e que devem ser pesquisados na Internet ou em outras bibliografias. Para a resolução desta questão você deve pesquisar dois métodos na classe String. O primeiro deles é um método capaz de pegar um “pedaço” de uma String. O segundo método necessário deve ser capaz de verificar o tamanho de uma String. Ambos os métodos estão disponíveis na aAPI do Java referente a classe String.
Sendo assim, após a pesquisa de quais métodos são esses e de seu funcionamento, escreva uma classe Data cuja instância (objeto) represente uma data. Esta classe deverá dispor dos seguintes métodos:
• Construtor: define a data de determinado objeto (através de parâmetro). Este método verifica se a data está no formato correto, ou seja, se o tamanho da String é 10 e se o terceiro e sexto caracteres são barras. Caso não esteja a data é configurada como 01/01/0001.
• comparaDatas: recebe como parâmetro dois objetos da classe Data, compara os dois objetos e mostra uma mensagem caso as datas sejam iguais.
• getDia: retorna o dia da data.
• getMes: retorna o mês da data.
• getAno: retorna o ano da data.
O programa deve ser construído na metodologia de POO, utilizando encapsulamento e os respectivos métodos set e get. (3,5 pontos).
public class Data {
private String data,dia,mes,ano;
public Data(String data)
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