Os Agentes Inteligentes
Por: brunopds • 12/11/2017 • Trabalho acadêmico • 912 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
Agentes Inteligentes
Um agente é tudo aquilo que pode ser considerado capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre esse ambiente por intermédio de atuadores. O ser humano tem ouvidos e olhos,dentro outros órgãos como sensores, e tem as mãos, pernas, bocas dentre outros, como atuadores. Um agente robótico pode ter por exemplo câmeras e detectores infravermelho como sensores e vários motores como atuadosres.
O agente de software assim como o agente humano e o agente robótico é um exemplo de agente inteligente, ele recebe sequencia de teclas digitadas , conteúdo de arquivos e pacotes de rede como entrada sensitória, e atua sobre o ambiemte exibindo algo na tela.
Agente Racional
Um agente inteligente faz “o certo” baseado nas percepções e ações que ele pode tomar. A ação certa é aquela que da maiores chaces de sucesso. Vale dizer que as percepções podem não disponibilizar todo conhecimento necessário em determinadas situações, assim, o resultado pode não sair conforme o esperado.
Agente Autônomo
O agente é autônomo se seus conhecimentos forem determinados apenas por suas experiencias, sendo ele capaz também de aprender e adaptar-se.
O agente inteligente pode ser aplicado em diversas áreas, sendo as aplicações mais comuns na robótica, na engenharia de softwares e demais áreas da informática, jogos, etc.
Sistema Especialista
Um Sistema Especialista é aquele capaz de dar respostas de um Especialista sobre determinado tema ou problema, de uma área específica. Como exemplo o alzheimer, uma área específica da medicina, que poderia obter suporte de um sistema especialista, com banco de dados alimentado por especialistas na área, fazendo algumas perguntas e recolhendo dados para o usuário, assim seria fornecido um diagnóstico, caso haja um, tal como o estágio da doença ou a melhor forma de tratamento.
Algorítmo A*
O algorítmo A* é um algorítimo de busca em grafos, que encontra um caminho entre o nó de origem e o nó de destino.
Esse algorítmo emprega uma estimativa heurística que classifica cada nó pela estimativa de melhor rota, passando por esse nó até o destino, encontrando sempre o caminho com menor custo.
A chave para determinar qual direção usar quando estiver procurando o caminho é a seguinte equação:
F = G + H
Onde:
G = Custo do movimento para se movimentar do ponto de partida até determinado “ponto na malha”, seguindo o caminho criado para chegar até la.
H = Conhecido também como heurística, é o custo estimado para se mover daquele “ponto na malha” até o destino final.
Lógica Fuzzy
A lógica Fuzzy é capaz de suportar raciocínios aproximados de exatos, modelagem e controle fuzzy são técnicas de tratamento de informação qualitativa de uma forma rigorosa. A lógica fuzzy constitui uma base para o desenvolvimento de métodos e algorítmos de modelagem e controle de processo, que permite reduzir a complexidade de projeto e implementação, tornando-se a solução de problemas de controle até então intrataveis por técnicas clássicas.
É uma lógica baseada na teoria dos conjuntos fuzzy. Ela difere dos sistemas lógicos nos seus detalhes e sua características. Na lógica fuzzy, o raciocínio exato corresponde a um caso limite de do raciocínio aproximado.
Exemplo
Suponha que desejássemos representar de forma fuzzy a altura de Alice (1,65 m), Bob (1,75 m), Carlos(2,0m) e Denise(1,45 m). Nossas proposições serão da forma "X é alto", e serão:
A = Alice é alta, μ(A)=0.55
B = Bob é alto, μ(B)=0.75
...