Os Estudos Preliminares - Demolição
Por: Natiely Santana • 2/6/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 441 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Universidade Santa Cecília – UNISANTA
Engenharia Civil – 9ª Semestre
Execução de Obra e Segurança no Trabalho
Prof. Orlando Carlos Batista Damin
Prof. Paulo Eduardo de Oliveira Andrade
ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA DEMOLIÇÃO
Volume de resíduos, técnicas e equipamentos
CONSTRUÇÃO DE CONDOMÍNIO RESIDÊNCIAL
Santos, 2020
[pic 1]
ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA DEMOLIÇÃO VOLUME DE RESÍDUOS, TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS
CONSTRUÇÃO DE CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SANTOS – SP
- INTRODUÇÃO
Esta especificação de serviço define os critérios que orientam os serviços de demolição, em obra sob jurisdição da BKNPW Engenharia.
- DESCRIÇÃO
Os serviços aos quais se refere a presente especificação consistem na demolição de áreas invadidas no terreno e compreendem também a mão-de-obra e os equipamentos indispensáveis à execução em conformidade com a especificação apresentada a seguir.
Antes do início dos serviços é necessário realizar um detalhado exame e levantamento da edificação a demolir, considerando aspectos como a natureza da estrutura e as condições da construção em si e de construções vizinhas. As linhas de abastecimento de energia, água, gás e outros inflamáveis, substancias tóxicas, canalização de esgoto e escoamento de água pluvial, caso tenha, deverão ser desligadas, retiradas ou protegidas ou isoladas, respeitando às normas e determinações em vigor.
A execução dos serviços de Demolição deverá atender às especificações da NBR 5682 que aborda o tema Contratação, Execução e Supervisão de demolições e Norma Regulamentadora nº18.
- EQUIPAMENTOS
A técnica que será utilizada para esta situação será a demolição mecanizada e o conjunto de equipamentos para execução destas operações compreende a:
- Marteletes;
- Pá-carregadeira ou retroescavadeira;
- Caminhões para transporte dos materiais, com caçamba basculante;
Outros equipamentos, desde que aprovados pela fiscalização, poderão ser utilizados.
- EXECUÇÃO
Área a demolir:
Escadaria Unisanta com 9 andares medindo [pic 2]
Considerando escada com degraus de , patamar de 1,00 m e recuo porta de fogo de 1,00 m, alvenaria com 15 cm de espessura, estruturas em concreto armado e laje de cobertura:[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Considerando o empolamento do material em 50% temos um volume de resíduos igual a 1.307,25 m³
A demolição acontecerá de cima para baixo. As áreas próximas e a baixo da estrutura a ser demolida, deverão ser isoladas de forma a impedir o ingresso de operários e veículos nesta área de risco. As construções vizinhas deverão ser examinadas, prévia e periodicamente, no sentido de se identificar possíveis danos gerados.
O processo de demolição deve ser realizado no mesmo dia, não podendo ser abandonado em posição que torne viável seu desabamento.
...