Os Objetivos da Ergonomia
Por: Caio Dias • 21/3/2016 • Resenha • 255 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
“Intervir, é definir, progressivamente e em interação com os participantes da situação de trabalho, a natureza do problema e a natureza da solução a ser fornecida”. Os processos biológicos conduzem a uma degradação, as condições do trabalho e de vida podem influenciar positiva ou negativamente esse processo. Por tanto, uma intervenção favorece a uma construção da saúde, mantendo o binário de forças ser humano – sistema dentro de um equilíbrio não patológico.
O Engenheiro de Segurança do Trabalho possui como missão a antecipação dos riscos inerentes ao processo produtivo, agindo de forma preventiva. A ergonomia visa conceber sistemas adaptados à lógica de utilização do trabalhador (conforto e saúde). As condições de trabalho influenciam sobre o desenvolvimento do indivíduo como trabalhador, otimizando a organização e o ambiente de trabalho terá um estimulo a produção, chegando assim ao benefício que uma intervenção pode alcançar.
A experiência acumulada é um dos fatores chaves na hora de se realizar uma intervenção, muitas vezes capitalizar a experiência dos fabricantes é uma saída. A construção de uma máquina/equipamento passa pelo seu projeto de concepção, e o objetivo da ação ergonômica é encontrar uma solução para possíveis problemas no projeto.
É necessário experiências de ação concreta dentro do contexto da intervenção real, para que as hipóteses possam ser formuladas e para que prováveis respostas possam ser encontradas. Nesse cenário, diálogos entre os operários e os engenheiros são fundamentais, onde se consegue alcançar o maior grau de reflexão, tanto técnica como prática.
Katia é uma funcionária de um grande magazine, sendo responsável pelo atendimento aos clientes.
...