Os Sistemas Operacionais
Trabalho Universitário: Os Sistemas Operacionais . Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: graziloppes • 4/6/2013 • 2.449 Palavras (10 Páginas) • 599 Visualizações
etapa 1
Passo 2
Realizar um levantamento na Web e na bibliografia especializada sobre as funções do
profissional responsável pela administração de sistemas. Buscar tanto por fontes técnicocientíficas
como por fontes voltadas ao mercado de trabalho.
Administradores de Sistemas administram ambientes computacionais, definindo parâmetros de utilização de sistemas, implantando e documentando rotinas e projetos e controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes. Fornecem suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no desenvolvimento de ferramentas e aplicativos de apoio para usuários, orientam na criação de banco de dados de sistemas de informações geográficas, configuram e instalam recursos e sistemas computacionais, gerenciam a segurança do ambiente computacional. Podem aplicar geotecnologia em sistemas computacionais. Para o exercício profissional dessa ocupação, requer-se Curso Superior completo. Os Administradores de Bancos de Dados e os administradores de sistemas operacionais podem, também, obter formação por meio de cursos básicos de qualificação com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de aproximadamente quatro anos.
Passo 3
Passo 3 (Equipe)
Elaborar uma breve descrição a respeito das funções básicas dos Sistemas Operacionais e de
cada uma das funções/responsabilidades de um administrador de sistemas pesquisadas.
• Quais as funções básicas dos sistemas operacionais?
CPU: ou unidade central de processamento. É o elemento responsável pela execução dos programas. Geralmente ela vem confinada em um único chip (ex: 80386 da intel). Seus principais componentes são: a ULA, a UC e os registradores.
Registradores
São dispositivos de armazenamento temporário e de alta velocidade. São os responsáveis por armazenar os dados que estão sendo executados dentro da cpu.
ULA (Unidade Lógica e Aritmética)
Responsável por realizar as operações lógicas (or, and, not) e aritméticas (soma, subtração, adição e multiplicação) sobre os conteúdos dos registradores
UC (Unidade de Controle)
É o componente inteligente do computador, que contém um programinha residente chamado "microprograma", responsável por todo o funcionamento do hardware. A execução deste microprograma ocorre da seguinte maneira: este microprograma contém uma sequência de "microinstruções", que são "disparadas" sobre o hardware, ativando seus componentes a cada 1 ou mais pulsos de clock (relógio). A função básica deste microprograma pode ser dividida em 3 fases: busca da instrução, decodificação da instrução e execução da instrução.
Memória
É um dispositivo de armazenamento de dados. É na memória que são carregados todos os programas a serem executados pela CPU. A memória é composta por uma sequência de palavras, onde cada palavra possui um ou mais bytes (assim como os registradores) e é acessada por um endereço (posição). Dois tipos de operações podem ser efetuadas no sistema de memória: leitura e escrita de dados.
Quando um programa é carregado na memória, ele deve estar em linguagem de máquina (código binário), específico do hardware em questão. Suas instruções são colocadas em sequência nas posições da memória. Então, a UC começa o ciclo de execução do programa, buscando suas instruções uma a uma, decodificando e executando-as.
Dispositivos Periféricos ou de Entrada/Saída
Sâo dispositivos que permitem a comunicação da cpu com o mundo externo (impressora, monitor, teclado, mouse etc.). Cada dispositivo possui um circuito controlador (chip) que é responsável por acessar o dispositivo em suas operações mais elementares, através de linguagem de máquina. O sistema operacional implementa rotinas que tratam dos dispositivos (devices drivers) que desempenham funções mais elaboradas.
Barramento
São linhas de comunicação entre os componentes do hardware. Estas linhas de comunicação transportam dados, endereços e controle. Todos os dispositivos do hardware são conectados no barramento e todos tem acessos as informações que nele são colocadas. Cabe a cada dispositivo identificar quando que a informação é sua. Isto pode ser feito pelas linhas de endereçamento (cada dispositivo possui um endereço) ou pelas linhas de controle.
• Quais deve ser a formação de um administrador de sistemas?
Um administrador de sistemas é uma pessoa encarregada por manter e operar computadores e/ou a sua rede. Administradores de sistemas geralmente são membros do departamento de Tecnologia da Informação (TI).
As funções de um administrador de sistemas é bem abrangente, e varia muito de uma organização para outra. Administradores de sistemas usualmente são encarregados de instalar, suportar, e manter servidores e outros sistemas, e planejar para responder a indisponibilidades de serviços e outros problemas. Outras tarefas incluem programação de scripts ou programas pequenos, gerenciamento de projetos para projetos relacionados a sistemas, supervisionar ou treinar técnicos de operação e de apoio, e consultoria para problemas de sistemas além do conhecimento do Técnico de Apoio ao Usuário ou Suporte de Primeiro Nível. Um administrador de sistemas deve demonstrar tanto competência técnica quanto responsabilidade.
• Quais os conhecimentos técnicos são exigidos pelo mercado de trabalho para preencher uma vaga de administrador?
• Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;
• Saber decidir e solucionar problemas;
• Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos;
• Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;
• Ser proativo, ousado e criativo;
...