Os homens modernos
Seminário: Os homens modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ildeniasantos • 7/11/2013 • Seminário • 424 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
1. A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Pessoas é representada pelas organizações e pelas pessoas. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais. Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria a Gestão de Pessoas. Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitante. A solução empregada era a do tipo ganha/perde. No entanto verificou-se que, se a organização quer alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam os seus objetivos e que ambas as partes saiam ganhando.
A questão básica é escolher entre tratar as pessoas como recursos organizacionais (como recursos humanos elas precisam ser administradas e são considerados sujeitos passivos da ação organizacional) ou como parceiros da organização (fornecedores desconhecimentos, habilidades, ou seja, é o capital intelectual da organização).
Com base no filme Tempos Modernos pode-se fazer um paralelo da indústria à época com a organização atual. A figura central do filme tempos moderna é Carlitos o personagem clássico de Chaplin, que trabalha em uma indústria, principal meio de distribuição de emprego da época, após sofrer um surto ele é considerado louco e levado a uma clínica.
No filme, são percebidas as várias críticas que o criativo Chaplin mostrou em Tempos Modernos, ele trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas, além de mostrar também que a mesma sociedade capitalista que explora os trabalhadores. O relógio que aparece no filme e a rapidez em que a indústria é movida representa também a maior necessidade do mercado que cresce cada vez mais com esse ritmo, além da ideia de otimização do tempo, ou seja, produzir mais em menos tempo.
Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo em seres humanos que os atendem e os servem e que sabem como satisfaze-los. As pessoas passam a constituir a vantagem competitiva das organizações. Os seres humanos passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente delas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes.
Gestão de Pessoas é uma área contingencial e situacional, p
...