“Os impactos do mercado petrolífero no meio ambiente: como evita-los?”
Por: Rafaela Rossetti • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 322 Visualizações
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa pretende analisar e descrever o nascimento e evolução do mercado petrolífero, mostrando, logo após, quais são os impactos deste grande recurso natural no meio ambiente.
Sabido é que o petróleo é um dos recursos naturais que a nossa sociedade mais depende hoje em dia, tendo em vista a diversidade de produtos existentes sendo, inclusive, dele derivados e por nós utilizados. Porém, exatamente por sua grande importância para o funcionamento de nossas cidades, industrias e também meios de transporte é igualmente grande o impacto causado no meio ambiente.
O que se pergunta neste projeto de estudo, e que futuramente tentar-se-á responder, é quais as medidas podem ser utilizadas para minimizar e/ou evitar os aspectos negativos “lançados” ao meio ambiente por conta do grande mercado petrolífero.
Não se partirá aqui, simplesmente, de uma análise e viabilidade de ações que podem ser utilizadas para minimizar e/ou evitar a degradação ambiental por si só, também será objeto da pesquisa e, não poderia ser diferente, o nascimento e evolução do mercado petrolífero que, consequentemente, fez surgir impactos no meio ambiente.
1 OBJETIVOS
1.1 Geral
O objetivo básico da presente pesquisa é analisar e descrever como se deu o nascimento e evolução deste recurso natural tão importante para o Brasil e para o Mundo fazendo, desta forma, um estudo comprado. Pretende-se mensurar a importância do petróleo, observando, ao longo da pesquisa, a degradação causada no meio ambiente e maneiras de evita-las.
1.2 Específicos
→ Elaborar um breve histórico do nascimento do petróleo;
→ Elaborar um breve histórico, a partir da importância, da evolução do mercado petrolífero no Brasil e no Mundo;
→ Analisar como se dá a degradação causada no meio ambiente pelo processo pelo qual o petróleo passa;
→ Analisar a partir dos danos gerados, especificadamente, formas de dirimir e/ou evitar tais degradações.
2 JUSTIFICATIVA
Fato inegável é que, nos dias atuais, os derivados do petróleo são utilizados em quase todas as atividades humanas, sendo ainda a principal fonte de energia e combustível. Porém, mesmo sendo resultado do fenômeno da natureza, todo o processo petrolífero, desde a sua extração à produção podem gerar e geram fortes danos ambientais,
Portanto, o que nos mobiliza neste projeto é mostrar formas de dirimir e/ou até mesmo evitar os danos gerados por todo esse processo por qual passa o petróleo.
Os danos ambientais de forma geral já preocupam todos há um certo tempo e, devido a importância do petróleo para o mundo, sendo ele utilizado no desenvolvimento de atividades humanas ou para economia brasileira e mundial, preocupam ainda mais.
Diante do acima relatado, iremos analisar as medidas que podem ser utilizadas para que sejam evitados os danos lançados ao meio ambiente pelo mercado petrolífero e, ainda, cabe mensurar que no Brasil já existem algumas políticas governamentais que visam minimizar os impactos no meio ambiente.
3. QUESTÃO-PROBLEMA
A partir da manipulação do mercado petrolífero é possível evitar os impactos ambientais por ela causada?
HIPÓTESE
A presente pesquisa parte da hipótese e, como simples hipótese, sujeita a respostas diferentes das aqui vislumbradas, de que é possível dirimir e/ou evitar a degradação do meio ambiente lançados à partir do processo por qual passa o petróleo, recurso natura mais importante do mundo. Percebe-se, que a degradação ao meio ambiente causada pelo mercado petrolífero aumenta a cada dia, seja por acidentes ou vazamentos e trazem, em larga escala, maior preocupação à todos.
4. METODOLOGIA
A presente pesquisa pretende ser bibliográfica.
A bibliografia referente à temática em pauta será pesquisada nos seguintes meios: livros, revistas científicas, revistas informativas, jornais, sítios da internet etc. Antecipadamente e de modo ainda provisório encontram-se ao final deste projeto algumas das referências a serem utilizadas. Outras, com certeza, futuramente, comporão o corpo bibliográfico da pesquisa.
2. CRONOGRAMA
PROJETO DE MONOGRA-FIA
FEV
MAR
ABRIL
MAIO
...