TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Tese: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

Planejamento e Controle de Produção é um setor de grande responsabilidade dentro de uma empresa. Avaliando-se as necessidades dos clientes, pode-se chegar com maior facilidade aos denominadores como:

• O que devemos produzir

• Quanto iremos produzir

• Onde produzir

• Como produzir

• Quanto produzir

• Quando produzir

• Com quais materiais produzir

• Com quem produzir

Para realização destas tarefas, o PCP coloca em prática o Princípio da definição do objetivo, da flexibilidade do planejamento utilizando-se de várias ferramentas e recursos a serem adotados para execução dos trabalhos de forma segura, objetiva e de maneira mais correta, proporcionando o cumprimento dos prazos e quantidades assumidos com seus clientes.

Com todos estes recursos aplicados, o PCP coordena as demandas dos diversos setores, consegue maior interação entre todos os departamentos utilizando todos os recursos garantindo uma produção eficaz.

Conceitos:

O autor Zacarelli (1979) descreve o PCP como Programação e Controle da Produção como: Diversas funções inter-relacionadas para comandar processos produtivos em diversos setores da empresa.

Sabendo da possibilidade de erros e também do surgimento de falhas nos processos, este departamento deverá contribuir de forma rápida apontando os erros e as medidas cabíveis para solucionar em tempo hábil permitindo uma ação corretiva e eficiente.

Definição dos padrões:

Baseando-se em padrões previamente definidos desde o planejamento, ou seja, antes da iniciação dos trabalhos, adota-se critérios para realização dos mesmos.

Princípios da execução:

Formulado originalmente por Taylor, grande precursor da moderna administração, seu foco deverá voltar-se para as possíveis falhas ou melhorias em determinados processos.

Princípio da ação:

Coloca-se em prática uma ação corretiva sobre situações de falhas identificadas nos processos, objetivando medidas que proporcionem as correções necessárias, demonstrando as providencias a serem tomadas, justificando assim, determinadas ações.

Na visão de Martins (1993), Comandar os processos de produção, recebendo e distribuindo as informações de diversos setores em direcionamentos de comando nos processos de compra, produção e entrega dos produtos / serviços com os clientes satisfeitos com bons resultados e os acionistas com lucros.

PCP - Definição do objetivo;

Defini-lo de forma clara, transparente e concisa, para proporcionar um planejamento adequado, pois a finalidade deste é mostrar exatamente como o objetivo será alcançado.

Da flexibilidade do planejamento:

-Prepará-lo de maneira a possibilitar algumas alterações ou correções em decorrência de imprevistos permitindo assim, ações corretivas.

Baseado nos estudos acima, concluímos que, para o alcance de uma boa produção e satisfação dos clientes, necessitamos de um bom Planejamento e Controle de Produção. Definir critérios que objetivam o bom andamento de todos os processos, considerando sempre a possibilidade ou necessidade de readequação por decorrência de imprevistos, com boa flexibilidade, adequar-se a novas ações proporcionando o cumprimento dos compromissos assumidos com os clientes. Logo, podemos afirmar que o PCP, se bem aplicado, proporcionará a empresa qualidade e segurança em seus produtos ou serviços oferecidos para o mercado consumidor.

Referências:

Chiavenato, Idaberto. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Manole, 2008.

Sistemas de Programação com Capacidade Finita, uma decisão estratégica?

Nos dias de hoje, encontraremos no mercado vários sistemas que auxiliam na programação e no gerenciamento destes processos, critérios adotados em busca de produtos ou serviços competitivos, redução de custos e realização de atividades de forma estratégica no manufaturamento de matéria-prima.

A redução de custos permitirá que a empresa consiga oferecer os produtos ou serviços com preces mais competitivos. Já o estoque , precisa ser controlado de forma a proporcionar a disponibilização de materiais sempre que houver a ocorrência de novos pedidos de seus clientes. Análise da capacidade de produção e possibilidades de variação na mesma.

Cumprimentos dos prazos assumidos mantendo uma boa imagem da empresa, fator importante para futuras negociações.

Os sistemas disponíveis baseiam-se em oferecer um suporte em PPCP (anos 90). Auxiliam nas decisões de administração de produção. Nos dias de hoje temos a disponibilidade de centenas de aplicativos de software desenvolvidos para acompanhar a implantação e as decisões no PPCP baseados na lógica MRPII que aparecem normalmente com mesma estrutura básica para a solução de problemas com variações nas funcionalidades e particularidades por eles apresentados. Outra ferramenta não muito complexa, mas também disponível é o Sistema de Programação da Produção com Capacidade Finita, este oferece individualmente uma lógica própria de solução dos problemas. Para a escolha ou opção pelo sistema PPCP deve-se levar em conta a variedade de alternativas de soluções, assim como a adequação à realidade de cada empresa. Algumas vezes, a escolha de determinado sistema vem ocorrendo segundo uma lógica caracterizada como “Induzidas por promessas de panaceias”. Temos registros de fatos em que determinadas empresas investiram grandes quantias mas não obtiveram sucesso em seu objetivo. Em decorrência da má escolha do sistema, sem considerar as necessidades da empresa, assim como a sua capacidade de produção e suas limitações. Quais decisões serão tomadas na hora da compra, estes sistemas permitem também a escolha do melhor material para manufatura, a quantidade mais adequada para atender as necessidades das demandas sem grandes investimentos, acúmulos de materiais em seu estoque e o momento certo da compra para reposição de materiais. Deve-se levar em conta alguns fatores importantes para um boa produtividade e o atendimento de todas as demandas, segue abaixo uma relação de níveis mínimos necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com