PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE PANAMBI / RS
Por: Brenda Franco • 12/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.187 Palavras (13 Páginas) • 486 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Brenda Mello Franco
Flávia Antunes Ziani
PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE PANAMBI / RS
Santa Maria, RS
2017
Brenda Mello Franco
Flávia Antunes Ziani
PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE PANAMBI / RS
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina HDS 1027 Tratamento de Esgotos: Processos Convencionais.
Orientadora: Profª Drª. Delmira Beatriz Wolff
Santa Maria, RS
2017
Sumário
2 Objetivo 4
3 Dados de Projeto 4
4 Localização 4
5 Projeção Populacional 6
6 Cálculo das Vazões 7
6.1 Vazão Total Máxima 7
7 Concentrações 8
8 Cargas 9
9 Tratamento preliminar 9
9.1 Dimensionamento das grades 9
9.2 Caixa de Areia 12
9.3 Calha Parshall 13
1 Introdução
A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas além da degradação do corpo da água.
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 38% do esgoto produzido no país é tratado, o restante é devolvido à natureza sem o devido tratamento.
A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública. O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas.
No município de Panambi foi possível verificar através do SNIS, que é o sistema nacional de informações sobre saneamento, que 75% da população da cidade tem tratamento de esgoto.
A instalação de uma ETE no município de Panambi visa a redução do despejo de carga contaminante, minimizando os impactos causados no rio Fiúza, preservando a qualidade da água. Portanto, a qualidade do efluente lançado estará de acordo com a qualidade do corpo receptor.
2 Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de sistema de tratamento de esgoto, incluindo os processos de tratamento preliminar, lagoa aerada de mistura completa e lagoa de sedimentação para o Município de Panambi/RS, o mesmo apresentará os memoriais de cálculo e descritivo.
3 Dados de Projeto
Trabalhou-se com uma população atual entre 40000 hab. e 60.000 habitantes, um horizonte de projeto de 20 anos. Quota per capita de água de 170L/hab.dia com um retorno de 80%. Extensão da rede coletora entre 55km a 73km e taxa de infiltração de 0,2 L/s.km de rede coletora. Uma vazão doméstica mínima = 0,5 Q média, DBO esgoto doméstico de 300 mg/L e DBO industrial de 1200 mg/L. Contando também com uma vazão industrial média de 1050m³/dia e vazão industrial máxima = 1,5 Q med e Q min = 0,5 Q med. Considerou-se remoção de 25% de DBO no tratamento primário.
4 Localização
O município de Panambi localizado ao norte do estado do Rio Grande do Sul como situa a figura 1, pertence à Bacia Hidrográfica do Ijuí.
[pic 1]
Figura 1: Localização do município de Panambi/RS.
A Bacia Hidrográfica do Ijuí situa-se a norte-noroeste do Rio Grande do Sul, como mostra a Figura 2, abrangendo 20 municípios, com uma área de drenagem de 10.649,13 km². O rio principal da cidade é o rio Fiúza, sua extensão pode ser avaliada em mais ou menos 35 km, dos quais 32 km em território de Panambi.
MELHORAR DADOS DO MUNICÍPIO (clima, temperatura média)
[pic 2]
Figura 2: Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí.
5 Projeção Populacional
Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), as projeções populacionais são essenciais para orientação de políticas públicas e tornam-se instrumentos valiosos para todas as esferas de planejamento. Estas informações viabilizam análises das demandas por serviços públicos, além de serem fundamentais para o estudo de determinados segmentos populacionais para os quais são formuladas políticas específicas.
No seguinte projeto faz-se necessário o cálculo da projeção populacional da população urbana da cidade de Panambi/RS para o ano de 2037, visto que o horizonte de projeto desejado é de 20 anos. Para isto utilizou-se o método geométrico de projeção, que necessita de pelo menos dois anos com dados populacionais.
MOSTRAR AS POP IBGE
Os dados mais recentes segundo o censo do IBGE foram dos anos de 2000 com 34562 habitantes e 2010 com 28291 habitantes, os mesmos foram utilizados para realização dos cálculos através das equações 1 e 2.
[pic 3]
Equação 1: Projeção populacional para o método geométrico.
[pic 4]
Equação 2: Taxa de crescimento geométrica.
Aplicando os dados encontrados nas fórmulas obteve-se o resultado de 59342,44 habitantes, o qual foi arredondado para 59343 habitantes.
6 Cálculo das Vazões
6.1 Vazão Total Máxima
O cálculo da vazão total máxima é constituído pela soma das vazões máximas doméstica, industrial e de infiltração, como mostra a Equação 3. A vazão de infiltração máxima é igual a vazão de infiltração média, que será explicada no item 6.2 a seguir. Também deve-se salientar que a vazão industrial máxima é 1,5 vezes maior que a vazão industrial média, que assim como a vazão de infiltração média, será abordada no item 6.2. e para o cálculo da vazão máxima doméstica, os valores são obtidos multiplicando a vazão média pela relação Q máx /Q méd, através da equação de Harmon.
...