PONTE DE MACARRÃO
Por: lumi96 • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA BÁSICA
CAMPUS SOROCABA
PONTE DE MACARRÃO
SOROCABA
2016
INTRODUÇÃO
Entre as primeiras construções do homem está o que conhecemos por pontes. Estas, antes mesmo da existência de engenheiros, já fazia parte do cotidiano da população que habitava a terra anos atrás. Independente de seu material, a importância dessa invenção para a humanidade é ímpar, já que por estabelecer a ligação entre duas extremidades economizou horas e até mesmo dias de trabalho, fazendo com que vales e rios passassem a não ser mais obstáculos.
Mesmo com a total falta de tecnologia daquela época, não podendo recorrer a máquinas e equipamentos que hoje fazem parte de grandes construções, as pontes que estão em pé a centenas de anos pelo mundo a fora, oferecem conhecimento de sobra quando o assunto é estruturas.
Sendo assim, junto a cálculos, pesquisas e lógica de cada membro do grupo, visando unir a teoria do que é conhecido até o momento, a prática, e a integração dos estudantes dos cursos da área de Engenharia da Universidade Paulista, o presente projeto trata-se do planejamento e construção de uma ponte de macarrão onde esta será submetida a testes de carga podendo verificar-se a carga máxima que esta pode vir a suportar.
- OBJETIVOS
Realizar um protótipo de uma ponte no formato de um arco utilizando macarrão com finalidade de obter conhecimentos sobre estruturas, treliça, tração e compressão através de conteúdo visto em aula até aqui e também por meio de pesquisas. O protótipo não poderá ultrapassar o peso máximo de 1kg com um espaçamento de 1m de comprimento e suportar uma carga mínima que neste caso será de 20kg em seu ‘”centro de massa’’. Para isso é necessário o desenvolvimento de métodos, cálculos e estudos para que o objetivo final seja alcançado.
Por fim, os protótipos irão para teste e serão avaliados de acordo com seu desempenho final.
3. CÁLCULOS UTILIZADOS
4. CONCLUSÕES
Ao final do experimento ficou claro a maneira como atua um pêndulo simples e verificou-se a aceleração da gravidade local. Através das medições e realizações dos cálculos, foi comprovado que o período e a frequência dependem do comprimento do fio utilizado. Porém quanto maior for esse comprimento, maior será o seu período e menor a sua frequência. Apesar de calcularmos o erro percentual, este apresentou um valor pequeno, onde pode ser considerado comum. Portanto, a experiência apresentou resultados satisfatórios e o objetivo final foi alcançado.
...