TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – GESTÃO DA QUALIDADE

ROGERIO SOUSA E SILVA - 232322015

PORTFÓLIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

recozimento

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

ROGERIO SOUSA E SILVA

PORTFÓLIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

RECOZIMENTO

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina  Ciência e Tecnologia dos Materiais.

Prof. Thiago Alexandre Alves de Assumpção

Guarulhos

2015

[pic 2]

Objetivo

.............................................................................................................

Estudar e conhecer os conceitos relacionados ao processo de recozimento  e aumento de resistência de materiais.

Recozimento
O que é o recozimento?.

É um tratamento que tem por objetivo diminuir a resistência ou dureza do metal.

Como?

Elevando a temperatura do material de maneira que fique próxima ou acima da zona crítica pelo período de uma hora por polegada pelo menos. Após um período de resfriamento, se obtém algumas características mecânicas.

Encruamento

É a alteração da dureza do material, neste caso, diminuindo-a, com o objetivo de facilitar a usinagem.
        Neste processo, a movimentação atômica gera imperfeições na estrutura (chamadas discordâncias)movendo-se para regiões de energia mais baixas, resultando em um material menos duro aumentando sua condutividade. Esse processo acontece em função do tempo, não muda a estrutura e retorna sutilmente com a maciez do material.

Trabalho a frio

        O trabalho a frio atua em parceria com o encruamento e como o próprio nome sugere, não necessita de temperatura para forjar a deformação do metal. A deformação é feita por meio de compressão.

Recuperação

        Nessa etapa do processo é que ocorrem as mudanças que não envolvem as partes da estrutura que não foi deformada. A única coisa que é modificada é a densidade e a distribuição dos defeitos presentes na estrutura.

Recristalização

Nesse processo, a movimentação atômica acontece por conta da elevação de temperatura, quando essa atinge um valor suficientemente alto, capaz de mudar as características mecânicas do material.
        A temperatura de exposição do material, tem relação direta com o grau em que o material foi trabalho a frio, no caso, o encruamento. Quanto maior for esse grau, menor a temperatura necessária para o inicio da recristalização.

Os grãos que haviam sido deformados, aqui são substituídos por um novo conjunto de grãos. Aqui teremos o aumento dos grãos de ferrita equiaxiais, que são grãos formados por grãos alongados, força e dureza diminuídos, além do aumento da ductilidade(que nada mais é do que a capacidade dos materiais de se deformarem sem se romperem).
        
Crescimento do grão

Ocorre durante o tratamento térmico e seu objetivo é aumentar o tamanho médio do grão. Enquanto o material estiver exposto a temperatura elevada, os grãos livres continuarão a crescer. Durante o crescimento, os grãos tem seu tamanho aumentado, porém, sua quantidade é diminuída, diminuindo também a área de contorno do grão, resultando na queda de energia da superfície. Essa ocorrência na área de contorno do grão é chamada de desordenação atômica e tem como resultado a descontinuidade de escorregamento de um grão para dentro do outro.


Análise dos Gráficos
Gráfico 10.26

[pic 3]

                 

        Este gráfico facilita o entendimento do processo de endurecimento por envelhecimento ou precipitação de uma liga Al-Cu (4,5%p).

        O processo se inicia com o material em temperatura ambiente, nessa condição conseguimos visualizar as precipitações nos contornos dos grãos.

        Em seguida, a temperatura é aumentada para aproximadamente 570ºC por um período de tempo. Nesse momento, percebe-se a ausência de precipitações no contorno dos grãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (312.2 Kb)   docx (830.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com