PRÁTICA DE LABORATÓRIO I – CERÂMICAS VERMELHAS QUÍMICA APLICADA Á MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: gustttavoo • 30/11/2016 • Relatório de pesquisa • 2.482 Palavras (10 Páginas) • 506 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS[pic 1]
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GUSTAVO ALVES DE ANDRADE
JOSIANE LEFFA
JUNIOR PEDRO AVILA
PRÁTICA DE LABORATÓRIO I – CERÂMICAS VERMELHAS
QUÍMICA APLICADA Á MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PROFESSOR: Felipe Sánchez
SÃO LEOPOLDO
2016
[pic 2]
SUMARIO
1 resumo
2 introdução 4
2.DETERMINAÇÃO NA ABSORÇÃO DE AGUA EM PISOS CERÂMICOS BASEADO NA NBR 6480............................................................................................5
2.1.1 PRÁTICA DE LABORATÓRIO............................................................................5
2.2 DETERMINAÇÃODA QUANTIDADE DE MATÉRIA ORGÂNICA NA ARGILA..8
2.2.1 PRÁTICA DE LABORATÓRIO ...........................................................................8
2.3 DETERMINAÇÃO DA RETRAÇÃO DA ARGILA DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM ...............................................................................................................10
2.3.1 PRÁTICA DE LABORATÓRIO..........................................................................10
3 materiais utilizados 12
4 conclusão 13
Referências 14
1 resumo
Este Relatório Técnico consiste em uma fonte de documentação a respeito da aula prática de Química Aplicada à Materiais da Construção Civil, realizada no dia 7 de Abril de 2016, nas dependências da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A aula prática teve por objetivo realizar três experimentos distintos com cerâmicas vermelhas. Durante a atividade em laboratório foram coletados os dados necessários, e os resultados obtidos serão apresentados neste relatório.
O primeiro experimento foi em relação a porosidade característica dos revestimentos cerâmicos. Uma maneira de avaliar este parâmetro é através da determinação da absorção de água, que é o percentual de água absorvida pela peça, em massa, quando imersa em água em ebulição por 2 horas. O objetivo será avaliar o nível de absorção de água em pisos cerâmicos baseado na metodologia da norma NBR 6480.
O segundo experimento trata sobre a retração da argila durante o processo de secagem. Na produção de cerâmicas vermelhas a base de argila, geralmente são empregadas pastas e barbotinas para moldar as peças. Estes produtos apresentam entre 25 e 50% de água que precisa ser retirada em um processo de secagem(~100°C) antes da queima final dos mesmos (~1250°C). Uma vez que há uma considerável quantidade de água presente nas peças verdes (não queimadas) é fundamental saber a variação dimensional que estas peças sofrerão no processo de remoção de água de secagem. O objetivo é conseguir determinar a retração linear após secagem da amostra de argila.
No terceiro e último experimento, foi realizado a determinação da quantidade de matéria orgânica na argila. Já que a presença de matéria orgânica em argilas auxilia na determinação da qualidade do material argiloso. Uma vez que a argila possui um elevado teor de matéria orgânica ela pode comprometer a qualidade dos produtos cerâmicos assim produzidos como telhas e tijolos. A presença de matéria orgânica na peça cerâmica verde, ou seja, na peça que será queimada pode ocasionar a formação de bolhas ou vazio pela degradação dos compostos orgânicos presentes em temperaturas elevadas. Consequentemente as peças apresentam uma diminuição das suas propriedades mecânicas. Portanto determinara quantidade de matéria orgânica é de fundamental importância para avaliar a qualidade da matéria prima usada para produzir cerâmicas vermelhas à base de argila empregadas na construção civil. O objetivo é identificar a quantidade de matéria orgânica presente em uma amostra de argila seca.
2 introdução
Cerâmica Vermelha é uma expressão com significado amplo, compreendendo aqueles materiais empregados na construção civil (argila expandida, tijolos, blocos, elementos vazados, lajes, telhas e tubos cerâmicos) e alguns de uso doméstico e afins. Nos dois casos os produtos têm coloração predominantemente avermelhada.
No caso da cerâmica vermelha, a matéria prima utilizada para a fabricação é a argila. A argila é um material natural, que apresenta plasticidade quando misturado com quantidades adequadas de agua. Alguns depósitos de argila possuem elevado grau de pureza, porém quando um depósito não atende as características necessárias para a produção da cerâmica vermelha, é necessário analisar a argila existente no local para que ela não gere problemas nas peças cerâmicas que serão produzidas através da argila. Para isso é de fundamental importância determinar a quantidade de matéria orgânica existente na argila, pois após a argila ser preparada e queimada na produção da cerâmica, através do calor podem ser geradas bolhas ou vazios pela degradação dos compostos orgânicos presentes, pelo fato da alta temperatura, os mesmos espaços vazios que geram através do aquecimento da peça levam a diminuição das propriedades químicas, físicas e mecânicas da peça.
O processo de construção de uma peça cerâmica se dá com a argila ainda úmida e é preciso que a peça seque antes de ir ao forno, para evitar que a mesma estoure durante a queima.
O Objetivo da secagem é o de eliminar a agua, utilizada na etapa de conformação, necessária para a obtenção de uma massa plástica, conferindo, assim uma maior resistência mecânica e uma umidade adequada para as posteriores etapa do processamento.
Plasticidade é a propriedade que um sistema rígido possui de se deformar, sem se romper quando submetido a uma determinada força e se manter após a retirada desta força. A Plasticidade é essencial para as argilas que serão destinadas a produção da cerâmica vermelha, pois elas normalmente são moldadas através de extrusão. Extrusão é um modo utilizado para prepara a peça cerâmica onde se força a argila através de um tubo com um gabarito na extremidade.
...