PREFEITURA MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA
Por: marlov • 18/11/2020 • Dissertação • 8.214 Palavras (33 Páginas) • 95 Visualizações
[pic 1] PREFEITURA MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA
Objeto: Construção da E. E. Jardim Santiago
Local: Avenida Projetada 4 – Jardim Santiago - Hortolândia - S.P.
MEMORIAL DESCRITIVO
1. GENERALIDADES
As especificações destinam-se à descrição e execução de uma obra completamente acabada.
Fica designada CONTRATADA como sendo a empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela Obra, enquanto que FISCALIZAÇÃO, como sendo a Prefeitura Municipal de Hortolândia, englobando os Departamentos de Projetos, Obras, Assessoria, Serviços Urbanos etc., os quais terão competência para analisar e resolver os casos específicos.
A CONTRATADA aceita e concorda que os serviços objeto do documento contratual deverão ser completos em todos os seus detalhes, ainda que determinados itens não sejam especificamente mencionados.
A CONTRATADA obriga-se a satisfazer a todos os requisitos constantes das especificações e atender às normas da ABNT e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Hortolândia.
Os componentes não especificados neste Memorial Descritivo deverão ser executados conforme Catálogo de Componentes da FDE, obtido através do site: www.fde.sp.gov.br e especificações de componentes do Departamento de Edificações – EDIF – da SIURB – São Paulo. Sua identificação se dará através do código alfa-numérico apresentado na discriminação do item.
2. SERVIÇOS PRELIMINARES
2.1 A limpeza do terreno deverá ser realizada em toda área a ser ocupada pela obra.
2.2 As demolições e retiradas, quando necessárias, deverão ser efetuadas dentro da mais perfeita técnica, tomando-se os devidos cuidados e evitando-se danos.
2.3 A vegetação, detritos e demais interferências deverão ser retiradas e removidas para local que não afete a segurança das instalações da obra.
2.4 Deverá ser executada sondagem do terreno, de acordo com as normas vigentes, para definição do tipo de fundação a ser empregada.
2.5 A CONTRATADA deverá apresentar os projetos complementares, necessários à sua execução, tais como: projetos executivos (estrutural, formas, fundação, instalações elétricas, hidráulicas, telefonia, bombeiro e outros que se fizerem necessários), com as respectivas ART´s e devidamente aprovados junto aos órgãos competentes. Os referidos projetos deverão ser fornecidos em duas vias plotadas e arquivo digital em DWG (AutoCad 2000).
2.6 A obra terá todas as instalações provisórias necessárias ao seu bom funcionamento, tais como: escritório, sanitários, energia elétrica, telefone, etc.. O local será determinado pela fiscalização, cabendo à CONTRATADA executar as instalações, atendendo às exigências e ficando, inclusive, encarregada de pagar, pontualmente, as despesas mensais de consumo, durante a vigência da obra.
2.7 Caberá à CONTRATADA, de acordo com a natureza da obra e cada uma de suas etapas, fornecer todo o ferramental, maquinário e aparelhos adequados à perfeita execução dos serviços, todos os Equipamentos de Proteção Individual – EPI - , aos operários, tais como: capacetes, cintos de segurança, luvas, botas, máscaras, óculos, etc., de acordo com as prescrições específicas em vigor.
2.8 Os tapumes serão executados com tábuas novas inteiras ou chapas de madeira compensada espessura 6mm e altura de 2,20 m.
2.9 A CONTRATADA deverá instalar placa de obra com dimensões de 4,00x2,00m e os dizeres serão fornecidos pela PMH.
2.10 A locação da obra deverá ser executada por profissionais experientes, com instrumentos topográficos e métodos adequados, de modo a proporcionar resultados satisfatórios, dentro dos limites de precisão aceitáveis pelas normas usuais da construção.
2.11 Os trabalhos de locação contarão com a supervisão da FISCALIZAÇÃO, não eximindo a CONTRATADA de responsabilidade por qualquer erro de alinhamento, nivelamento ou esquadro que venha a ser constatado posteriormente.
2.12 A ocorrência de erro na locação da obra, implicará, para a CONTRATADA, na obrigação de proceder por sua conta e nos prazos estipulados, as modificações, demolições e/ou reposições que se tornarem necessários a juízo da FISCALIZAÇÃO.
2.13 Todo o entulho proveniente das demolições deverá ser removido para bota-fora.
3. MOVIMENTO DE TERRA
Todo movimento de terra será executado de acordo com a necessidade do terreno, de maneira a permitir a execução da obra nas cotas definidas em projeto.
As áreas externas, quando não perfeitamente caracterizadas nas plantas, serão regularizadas de forma a permitir sempre fácil acesso e perfeito escoamento das águas superficiais.
As escavações deverão ser levadas a efeito, de forma a permitir a execução a céu aberto daqueles elementos estruturais e das impermeabilizações.
O aterro deverá ser executado com solo de boa qualidade, compactados com equipamento mecânico em camadas de, no máximo, 20cm, até atingir 95% do Proctor Normal.
4. FUNDAÇÃO
4.1 Execução e Responsabilidade
A CONTRATADA deverá providenciar sondagem do terreno para determinação do tipo de fundação a ser utilizada, bem como as cotas de apoio das estacas. A execução das fundações deverá ser realizada conforme projetos específicos, a serem apresentados pela CONTRATADA, boa técnica e normas NB-27 e NB-51 da ABNT, e implicará em sua integral responsabilidade, quer pela resistência, quer pela estabilidade da obra.
4.2 Estacas, blocos e vigas baldrame
Para elaboração da planilha orçamentária, foi considerada a utilização de estacas de concreto moldadas no local, tipo “Strauss”, blocos e vigas baldrame em concreto fck=25,0MPa, moldados “in loco”.
4.3 Escavação manual de valas
As valas serão escavadas manualmente e deverão atender, integralmente, à localização, dimensões e necessidades apresentadas para cada uso específico a que se destinarem.
4.4 Apiloamento
Todas as valas abertas, qualquer que seja sua finalidade, deverão ter seu fundo fortemente apiloado, até que a superfície fique suficientemente compacta e plana.
...