PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
Por: Gustavo Mendes • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 534 Visualizações
Faça um programa para produzir a imagem de um quadrado (tom cinza 120) dentro de outro quadrado (tom cinza 32). (a) Apresente a imagem original e sua matriz de representação. (b) Insira ruído impulsivo em dois intervalos. (c) Insira ruído gaussiano em dois intervalos.
- OBJETIVO
Realizar experimentos com imagens em tons de cinza entre 0 e 119, além de acrescentar ruídos que foram gerados a partir das distribuições impulsivas e gaussianas (normal), apresentar as devidas observações, com o objetivo de comparar as imagens originais com as ruidosas.
- ESTUDO DE CASO
- IMAGEM COM RUÍDO DE DISTRIBUIÇÃO IMPULSIVA
- IMAGEM COM RUÍDO DE DISTRIBUIÇÃO GAUSSIANA
Na segunda imagem, gerou-se um quadrado 20 x 20, e coloriu-a com um nível de cinza 120. O interior desse, quadrado 4 x 4, foi colorido com um nível de cinza 32. Foi gerada uma matriz 20 x 20 de números aleatórios segundo a distribuição gaussiana ou normal, com uma média m = 0 e com uma variância σ²= 100. A matriz de números aleatórios foi adicionada como ruído à imagem inicial, gerando assim uma imagem ruidosa.
- ANÁLISE DOS RESULTADOS
- IMAGEM COM RUÍDO E DISTRIBUIÇÃO UNIFORME
- IMAGEM COM RUÍDO E DISTRIBUIÇÃO GAUSSIANA
Foi observado uma maior percepção dos ruídos na imagem que seguiu a distribuição gaussiana, sendo a probabilidade de se ter um número gerado entre 10 e -10 de aproximadamente 68%, e uma alteração da cor do pixel de até dez níveis de cinza, para mais ou para menos, é bastante perceptível visualmente.
- COMPARAÇÃO ENTRE OS DOIS CASOS ANALISADOS
No segundo estudo foi utilizado um quadrado de 64 x 64 com um nível de cinza 32, menor que o utilizado na primeira imagem que foi 56. Por isso, o quadrado 64 x 64 da segunda imagem ficou mais escuro que o da primeira imagem, já que na escala de níveis de cinza utilizada, o nível zero é a cor preta, e nível 63 é a cor branca.
Para o caso da distribuição gaussiana, aproximadamente 68% dos valores gerados estão
próximos do intervalo de -10 a 10, porém, ainda seria bastante diferente de uma imagem com um ruído uniforme no mesmo intervalo, pois a distribuição gaussiana (normal) ainda pode gerar 32% dos valores fora deste intervalo, podendo alcançar intervalos superiores a -30 a 30.
- CÓDIGO FONTE
- RUÍDO GERADO SEGUINDO A DISTRIBUIÇÃO UNIFORME
- RUÍDO GERADO SEGUINDO A DISTRIBUIÇÃO GAUSSIANA
function [] = Segunda_Imagem ()
clc;
%parametros da distribuicao gaussiana
media = input('Entre com a média:');
variancia = input('Entre com a variância:');
%gera o quadrado grande
Im(1:20,1:20) = 120;
%gera o quadrado menor
Im(3:6,3:6) = 32;
%gera a distribuição Gaussiana com média 0 e variancia 100
d_gaussiana = media + sqrt(variancia) * randn(20);
%adiciona os pontos à imagem1 para gerar a imagem ruidosa
Im2 = Im + d_gaussiana;
%exibe as imagens
subplot(121);
image(uint8(Im));
subplot(122);
image(uint8(Im2));
...