TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA III (PROINTER III)

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.078 Palavras (13 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

 SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

3ª SÉRIE

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA III (PROINTER III)

SUMÁRIO

1.        APRESENTAÇÃO        

2.        OBJETIVO        

3.        LOGÍSTICA        

4.        INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS        

5.        TIPOS DE MODAIS        

6.        LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS        

7.        O MELHOR MODAL NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS        

8.        CUSTOS        

9.        MARKETING        

10.        CONCLUSÃO        

11.        BIBLIOGRAFIA        


  1. APRESENTAÇÃO

Trabalho desenvolvido a partir da análise da indústria de laticínios e dos modais existentes atualmente no país para a identificação do melhor modal a ser utilizado para este setor.

A escolha do modal é de fundamental importância para que o produto chegue ao consumidor final em perfeitas condições e com o menor custo possível.

A indústria de laticínios possui grande demanda e deve ser aperfeiçoada cada vez mais para melhorar o aproveitamento do produto da melhor forma possível. Algo que devido a poucos recursos do produtor inicial não ocorre de maneira mais eficiente.

Com a pesquisa referencial deste roteiro poderá utilizar-se de maiores estudos com o intuito de encontrar e desencadear melhores estudos para auxiliar a melhoria da logística no setor laticínio.

  1.  OBJETIVO

Identificar qual modal, dentre os existentes no Brasil é o melhor, diante de todas as características e vantagens e desvantagens, para a indústria de laticínios.

  1.  LOGÍSTICA

A logística existe há muito tempo, líderes militares já a utilizavam na preparação das guerras. Durante muitos séculos a logística esteve associada com dois aspectos: transporte e armazenagem, mas após a segunda guerra mundial acabou por abranger outros ramos da administração (FERNANDES, et.al. 2011).

Além do âmbito das rotinas administrativas pode-se considerar a logística como uma forma de alcançar a competividade.

Um dos fundamentos da logística é, ao menor custo possível, dispor dos produtos no momento e na quantidade adequados, em diferentes locais, usando um estoque mínimo necessário para atender às necessidades. No entanto, o desempenho logístico pode ser afetado por fatores tais como a globalização, o ambiente, mudanças econômicas, aumento da concorrência e maiores exigências de serviços, dentre outros.

Com as mudanças ocorridas no mundo, a produção de alimentos no período pós-guerra tornou-se fortemente dependente de produtos industrializados, os quais eram comprados no mercado, ao invés de produzidos no local. Adicionalmente, as atividades de armazenagem, processamento e distribuição eram complexas para serem administradas inteiramente pelo produtor, gerando diversos elos entre os agentes componentes da cadeia produtiva (EMBRAPA, 2001).

Assim, a logística torna-se cada dia mais estudada e aprimorada em todos os setores da indústria, prestação de serviços, comércio e inclusive na vida pessoal de todos nós. Na indústria de alimentos uma boa logística pode ser primordial para o bom desenvolvimento e sucesso do empreendimento.

  1.  INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

A indústria de laticínios compreende um mercado de empresas nacionais, multinacionais e cooperativas. No mercado atual as empresas multinacionais possui a maioria do mesmo investindo constantemente em tecnologia, distribuição, marketing e produção.

Com relação as empresas brasileiras sua baixa produção de leite explica-se diante da pouca tecnologia utilizada nas fazendas, uso inadequado da higiene, sanitização dos animais e do ambiente.

A Revista Indústria de Laticínios em 1997, informa que o estado de Minas Gerais é o maior produtor de leite nacional, com cerca de 27% da produção. O estado mineiro ocupa um lugar de destaque na produção do leite em relação aos demais estados do país. Um aumento do desempenho neste campo poderia ser adquirido a partir de fortes investimentos em marketing, lançamento de novos produtos por parte das grandes empresas e o barateamento de embalagens e aromas para a produção de iogurte pelos pequenos laticínios.

Ao analisarmos a cadeia produtiva do leite pode-se considerar como critério de classificação o principal foco de atuação (produção, distribuição, consumo) poderá indicar algumas categorias de

  • Os produtores de produtos lácteos e as indústrias de laticínios, que adquirem tecnologias, insumos, máquinas, dentre outros produtos e serviços necessários para o processo produtivo;
  • O fornecedor da matéria-prima, formado pelos produtores de leite;
  • O comprador e processador de matéria-prima, composto pelas indústrias e cooperativas de laticínios;
  • O distribuidor e o comerciante varejista, propiciadores do comércio e distribuição do leite e seus derivados;
  • O consumidor, consumidores finais que adquirem esses produtos.

Por ser um produto de origem animal, perecível, manipulado, este mercado pode acarretar riscos biológicos, físicos e químicos para a segurança alimentar e nutricional. Grande parte destes perigos são adquiridos a partir da obtenção da matéria prima e do manuseio na indústria, presença de agentes contaminantes ou resíduos, transporte inadequado em desacordo com as normas da Vigilância Sanitária, armazenamento defeituoso, seja dos produtos que necessitam ser refrigerados quanto os modificados que devem ser abrigados em local arejado, sem a presença de sol e umidade. O produtor, indústria ou comerciante deve atentar-se a todos os cuidados necessários para não propiciar problemas na saúde do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (367.3 Kb)   docx (258.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com