PROJETO DE BANHEIRO ITINERANTE: Estudo estatístico de custos e insumos de manutenção
Por: Déborah Soares • 1/12/2017 • Trabalho acadêmico • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 468 Visualizações
UNIVERSIDADE FUMEC
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEA
Déborah Rosado Soares
Rafael de Oliveira Dornelles
Manuela Nascimento Matos
Francisco Lira Torres
Igor Von Zastrow Moura Boaventura
Natália Guimarães Neves
Fernanda Sutério Rabelo
PROJETO DE BANHEIRO INTINERANTE: Estudo estatístico de custos e insumos de manutenção
Belo Horizonte
Junho de 2017
Déborah Rosado Soares
Rafael de Oliveira Dornelles
Manuela Nascimento Matos
Francisco Lira Torres
Igor Von Zastrow Moura Boaventura
Natália Guimarães Neves
Fernanda Sutério Rabelo
PROJETO DE BANHEIRO INTINERANTE: Estudo estatístico de custos e insumos de manutenção
Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, para criação de Projeto Social à Cidade de Contagem.
Belo Horizonte
Junho de 2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................05
2 OBJETIVO..............................................................................................06
3 JUSTIFICATIVA......................................................................................08
4 MÉTODO....................................................................................................08
5 RESULTADO.........................................................................................09
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................10
7 BIBLIOGRAFIAS...................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O Projeto para adaptar um banheiro em um ônibus para a cidade de Contagem/MG baseia-se na ideia de oferecer banho solidário e condições de higiene à população carente moradora de rua. Esse tipo de projeto já existe no Brasil implantado pelo idealizador Cláudio Lacerda na cidade de Vitória da Conquista/BA. Ele adaptou um banheiro em um carreto e denominou o projeto como “Banho Solídário”.
A proposta deste trabalho é de apresentar e avaliar os custos de materiais de uso para banho e limpeza do banheiro, assim como o consumo de água, energia e possíveis manutenções do mesmo.
Diante destas colocações, o trabalho se divide em seis capítulos. Os dois primeiros se referem à introdução e às diretrizes deste estudo, respectivamente. O terceiro capitulo aborda a justificativa (o que fala a justificativa?) . O quarto capítulo detalha (o que fala o método?). Já o quinto capítulo demonstra os resultados (o que fala os resultados?). Por fim, o sexto capítulo é o fechamento do trabalho, detalhando suas considerações finais.
Benfeitoria.com/banhosolidario
2 OBJETIVO
O estudo abrangido neste trabalho tem por objetivo apresentar de forma hipotética os custos de itens utilizados e a manutenção de um banheiro para banho e uso pessoal alocado dentro de um ônibus que irá atender a população moradora de rua da cidade de Contagem/MG.
Para funcionamento, bem como controle, consumo de água/energia e manutenção do banheiro é necessário um levantamento de insumos para doações de materiais de higiene pessoal, de limpeza geral e estudo de parcerias com concessionárias (COPASA), empresas privadas, ongs, órgãos públicos (BH Trans), plataformas online (BEFEITORIA/Facebook) e ajuda comunitária.
O trabalho tem por premissa que a geração de maior conforto, ajuda humanitária aos moradores de rua de qualquer cidade, assim como a contribuição para diminuição da vida precária nas ruas, deve ser meta de uso em prefeituras brasileiras e em projetos comunitários.
3 JUSTIFICATIVA
Rafael / Francisco
4 MÉTODO
Através de estudos e pesquisas sobre a cidade de Contagem foi possível definir que a região X abriga uma maior concentração de moradores de rua cerca de X% da população total de X habitantes (colocar fonte de consulta).
Analisando essa região foi definido que as ruas X, Y e Z. apresenta boa rota de trânsito (colocar fonte de consulta). Para que disponibilizemos os banhos de forma rotativa e distributiva será necessário que o ônibus circule durante três horas e trinta minutos em três pontos principais identificados na figura 1 (colocar um print do google maps de 3 pontos e sua fonte) e permanecendo em cada ponto durante uma hora e para situações eventuais um tempo de prolongação e/ou flexibilidade de trinta minutos.
Sobre a determinação de custos de insumos e manutenção do banheiro solidário, realizou-se uma pesquisa de campo por meio de leitura de trabalhos científicos e sites, consulta de preços de materiais em sistemas de compras das empresas dos integrantes do grupo, visita à linhas de supermercados da região metropolitana de Belo Horizonte/MG para coleta de preços, dentre outros.
As informações de custos de materiais para banho e alimentação dos moradores de rua, maquinário para funcionamento do banheiro solidário e manutenção do mesmo, tanto quanto a limpeza de todo o espaço dentro do ônibus, foram dispostas em uma planilha demonstrativa conforme Figura 2.
...