PROJETO DE ESTRUTURAS DE AÇO E DE ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO DE EDIFÍCIOS
Por: gustaoe.civ • 29/12/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 436 Visualizações
NBR 8800: PROJETO DE ESTRUTURAS DE AÇO E DE ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO DE EDIFÍCIOS
A NBR 8800, tem como objetivo orientar sobre a forma correta de projetar estruturas compostas principalmente pelo aço. Nesta norma, é possível encontrar especificações relacionadas ao cálculo estrutural para as mais diversas situações que possam ocorrer na prática. Portanto, o texto apresentado no decorrer da norma abrange assuntos fundamentais para o projeto de estruturas metálicas, que começa com os princípios básicos de cálculo e vai até o detalhamento correto, com o objetivo de tornar o projeto mais claro e preciso.
Em um primeiro momento, são descritas as formas como os desenhos devem ser representados. Isso se aplica não só ao desenho do projeto final, mas também a desenhos sobre como executar a estrutura, e quanto necessário, detalhar também a forma como as peças devem ser fabricadas. É notável que o projeto de estruturas de aço exige mais atenção no detalhamento do que um projeto de estruturas de concreto armado.
Além de retratar sobre os materiais das peças principais, a norma também exige padrões de qualidade para os elementos de ligações, que podem ser tanto parafusos quanto a solda. A norma estabelece ainda que os projetos devem ser feitos levando em consideração os estados limites, para que a segurança da estrutura seja garantida.
Assim como no caso do concreto armado, para se projetar estruturas em aço é necessário a utilização de coeficientes de segurança para suprir as demandas causadas por possíveis falhas, que podem ser provenientes tanto da etapa de projeto quando da etapa de execução. Embora haja essa necessidade, os coeficientes associados às estruturas de aço são menores do que os utilizados para o concreto armado, visto que o aço é um material industrializado e possui maior linearidade em suas propriedades que garantem a boa qualidade do mesmo, o que é mais complicado de se assegurar no caso do concreto.
As análises das peças de aço devem ser feitas de várias formas, uma delas tomando como base a seção bruta, ou a maior seção transversal da peça, e outra análise deve ser feita em seções críticas, como os locais onde são feitos os furos para os parafusos. Os perfis de aço são escolhidos após várias análises feitas pelo projetista, tanto de cargas atuantes, quanto a resistência à tração e à compressão do perfil, além do custo do material.
Além disso, a NBR 8800, estabelece que a estrutura deve ser protegida contra corrosão, mesmo em áreas não agressivas. Esta proteção basicamente deve ser feita de modo que o oxigênio externo não chegue ao material, pois caso isso aconteça pode haver oxidação do aço. Geralmente utiliza-se tintas como o esmalte sintético para realizar esta proteção.
IMPORTÂNCIA PARA A COSNTRUÇÃO CIVIL
Cada vez mais os métodos construtivos vem se aprimorando com o passar do tempo. As edificações estão sendo construídas em menores quantidades de tempo devido à grande necessidade de agilidade que este mundo globalizado exige. Uma das formas encontradas para agilizar o processo construtivo foi executar estruturas de aço, pois como este é um material industrializado e está disponível no mercado com facilidade, tornou-se viável a utilização deste método.
A rapidez no momento da construção, aliada a possibilidade de uma construção mais enxuta, com desperdícios reduzidos, fez com que a utilização do aço se disseminasse nos últimos anos, e este processo ainda vem ganhando muito espaço na construção civil.
Como o aço é um material bastante resistente, é ideal para execução de projetos arquitetônicos ousados, com grandes vãos ou até mesmo estruturas mais complexas, que podem ser facilmente suportadas por este material. Por possibilitar que as seções dos elementos estruturais sejam mais esbeltas, o aço permite que as áreas internas dos ambientes sejam melhor aproveitadas. Nas edificações feitas com aço, é mais fácil esconder as instalações hidrossanitárias e elétricas. Além disso, aliado a este material podem ser utilizados diversos outros, principalmente na parte de alvenaria, que pode ser constituídas de tijolos cerâmicos ou até mesmo drywall. Devido a leveza da estrutura, é possível que haja economia de até 30% na fundação da edificação quando se utiliza o aço.
...