Projeto de estruturas de madeira
Por: Wellington Antonioli Rocha • 2/4/2016 • Artigo • 2.000 Palavras (8 Páginas) • 450 Visualizações
SUMÁRIO
1 DEFINIÇÕES PRELIMINARES 4
1.1 OBJETIVOS DO CLIENTE E DA OBRA 5
1.2 PRAZOS E RECURSOS DISPONÍVEIS PARA O PROJETO 6
1.3 PADRÕES DE CONSTRUÇÃO E ACABAMENTO PRETENDIDOS 7
1.4 NORMAS DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA AO CLIENTE / CONTRATANTE 7
2 ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE NECESSIDADES / DIMENSIONAMENTO DA OBRA 9
2.1 CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS 9
2.2 ATIVIDADES QUE IRÁ ABRIGAR 10
2.3 COMPARTIMENTAÇÃO E DIMENSIONAMENTOS PRELIMINARES 10
2.4 FLUXO DE PESSOAS, VEÍCULOS E MATERIAIS (INTERNO E EXTERNO) 10
2.5 MOBILIÁRIO ESPECÍFICO 11
2.6 INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS BÁSICOS POR COMPARTIMENTO 11
3 INFORMAÇÕES SOBRE O TERRENO / ANÁLISE E SELEÇÃO DO LOCAL 11
3.1 ESCRITURA ATUALIZADA, IMPOSTOS E REGISTRO DE IMÓVEIS 14
3.2 DOCUMENTOS CADASTRAIS 17
3.2.1 Levantamentos aerofotogramétricos 19
3.2.2 Croqui de Acesso e Localização 20
3.2.3 Memorial descritivo da área 21
3.3 RESTRIÇÕES ESPECÍFICAS AO TERRENO 22
3.4 LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO 24
3.5 LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO DETALHADO, EM ESCALA ADEQUADA, DE CONTRUÇÕES PORVENTURA EXISTENTES NO TERRENO A SEREM MANTIDAS, OU QUANDO SOLICITADO 25
3.6 CARACTERIZAÇÃO DO SOLO 26
3.7 DADOS SOBRE DRENAGEM, VISANDO SUBSIDIAR A CONCEPÇÃO DA ESTRUTURA E O PROJETO DE FUNDAÇÃO DA OBRA. 26
3.8 DADOS GEOCLIMÁTICOS E AMBIENTAIS LOCAL 27
3.8.1 Temperatura 27
3.8.2 Pluviosidade 28
3.8.3 Insolação 28
3.8.4 Regime de Ventos 28
3.8.5 Níveis de poluição (sonora, do ar, do solo e da água) 29
REFERÊNCIAS 30
APÊNDICE 32
1 DEFINIÇÕES PRELIMINARES
Nesta etapa são estabelecidas diretrizes no sentido de evidenciar as possibilidades de conduzir o planejamento inicial para a concepção do projeto, tendo em vista um estudo detalhado sobre todas as condicionantes que envolvem o futuro empreendimento.
Serão objetos de estudo nas etapas subsequentes os objetivos do cliente com os devidos prazos para elaboração de cada fase do projeto, seus padrões de construção e acabamento assim com o programa de necessidades, suas características funcionais, compartimentação e mobiliário das unidades e as atividades que iram abrigar, analisando o fluxo de pessoas e veículos no interior do empreendimento.
Serão analisados ainda, a tipologia e desenvolvimento da área no entorno do terreno, suas características peculiares e infraestruturas disponíveis que servirão de diretrizes para o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e executivos.
1.1 OBJETIVOS DO CLIENTE E DA OBRA
O primeiro passo é saber quais são os objetivos do cliente, para isso, devemos saber qual a finalidade do tema arquitetônico, se é uma escola, hospital, creche, entre outros. Quanto mais claro estiver o objetivo do cliente maior será a precisão do desenvolvimento do projeto arquitetônico e menor será o risco de erro na formulação conceitual (NEVES, 1989).
É necessário ter algumas informações do cliente, tais como:
• A finalidade do projeto;
• Tipo de usuários envolvidos nele e suas características;
• Funções e atividade que serão exercidas no ambiente;
• Programas de acessibilidade;
• Sistema de sustentabilidade.
Os projetos serão elaborados de acordo com as especificações constantes na NBR 13532/1995 – Elaboração de Projetos de Edificação – Atividades Técnicas.
O cliente do TDEC tem por objetivo a construção de uma edificação para atender às necessidades de uma instituição de ensino privado, destinada ao ensino fundamental um (do primeiro ao quinto ano), com um único pavimento, em bairro com potencial de expansão e de aumento do número de escolares, no município de Cuiabá-MT. O custo-benefício atual do local sugerido deve permitir a viabilização do empreendimento.
Deverá conter quatro salas de aula, quadra e demais instalações destinadas à manutenção e administração da escola e necessitará ter capacidade para aproximadamente 100 alunos por turno, além dos colaboradores da instituição. Deverá ainda contemplar projetos voltados à sustentabilidade e deve permitir um ambiente seguro e agradável às crianças matriculadas.
O Centro Educacional se chamará Bethânia Pessoa Loureiro – CEBPL.
1.2 PRAZOS E RECURSOS DISPONÍVEIS PARA O PROJETO
A delimitação dos prazos para o desenvolvimento de cada etapa do projeto está diretamente relacionada às suas características, dimensões, complexidade e necessidades específicas (NEVES, 1989).
O prazo máximo para a aprovação do projeto e obtenção do Alvará de Construção é de 30 dias, conforme Decreto nº 5.825/2015, elaborado a partir da contribuição do Sinduscon (Sindicato das Indústrias de Construção do Estado de Mato Grosso), CREA-MT (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo-MT), e vigorado a partir do dia 20 de julho de 2015.
Qualquer ônus referente à elaboração do projeto é de responsabilidade do contratante, conforme contrato de prestação de serviços previamente assinado. A remuneração estabelecida para o projeto limita que o mesmo seja utilizado somente para a obra e local a que se destina.
Os prazos para a execução da obra serão estabelecidos através da elaboração do cronograma
...