PROJETO DE FACHADA EM REVESTIMENTO CERÂMICO – ESTUDO DE CASO
Por: Christian Ávila • 18/3/2019 • Trabalho acadêmico • 5.701 Palavras (23 Páginas) • 279 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX[pic 1]
Christian Lawrence de Ávila Dutra
Kennedy Junior Veloso Hermes
PROJETO DE FACHADA EM REVESTIMENTO CERÂMICO – ESTUDO DE CASO
.
Belo Horizonte
2016
Christian Lawrence de Ávila Dutra
Kennedy Junior Veloso Hermes
PROJETO DE FACHADA EM REVESTIMENTO CERÂMICO – ESTUDO DE CASO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Civil.
Área: Projetos
Orientador: Professora. Jomara Brandão Marques
Orientador: Professora. Mariana Neiva Alvim
Belo Horizonte
2016
- . INTRODUÇÃO
Segundo Medeiros (1999) o setor da construção civil negligenciou ao longo de vários anos a importância do projeto ao andamento do procedimento executivo de edifícios e obras em geral. Tal prática costumeira pautou-se na execução sem planejamento, gerando adiante inúmeras incompatibilizações entre projetos e improvisações corriqueiras, sem critérios de qualidade ou funcionabilidade, visando apenas à finalização da obra.
De acordo com Reis (2013), construtores e empresas em geral dão importância geralmente a projetos básicos: fundação, estrutural, elétrico, hidráulico. Todos os outros devem compatibilizar-se com estes, deixando a decisão crucial de delineamento entre projetos para a fase de execução, normalmente quando critérios e mudanças de direção já não têm o mesmo efeito. Posteriormente, a única solução a fazer-se é aguardar a incidência de problemas patológicos.
Ribeiro; Barros (2010) salientam que a crescente série de problemas patológicos ocorridas nesses revestimentos, vem prejudicando a sua utilização, muitas incorporadoras tem evitado o seu uso, temendo defrontar-se com patologias usuais do procedimento, tais como: perda de estanqueidade e colapsos. Ocorrendo tais adversidades em um período relativamente curto, além dos prejuízos econômicos, prejuízos irreversíveis podem ocorrer em relação à imagem de empresas construtoras e empreendedoras.
No caso de fachadas, um complexo sistema que está exposto às diversas intempéries e onde diversas partes interagem entre si, é fundamental que sejam consideradas todas as diretrizes utilizadas no processo. Objetivando além de sua principal função, no caso a estética, resultados satisfatórios em termos de qualidade e durabilidade da vida útil. Medeiros (1999).
Neste sentido, o presente trabalho apresenta as diretrizes de um projeto de revestimentos cerâmicos de fachada, assunto que ainda é pouco tratado do meio técnico, com poucas bibliografias específicas e afins.
A relevância desse tema é devido a crescente série de problemas ocorridos nesses revestimentos. Muitas incorporadoras tem evitado o seu uso, temendo defrontar-se com patologias. A utilização do projeto específico para o revestimento cerâmico de fachada pode-se evitar uma série de problemas, como destacamento de cerâmicas, perda de estanqueidade entre outros.
- . HIPÓTESE
Com a utilização de um projeto específico para o revestimento cerâmico de fachada pode-se evitar uma série de problemas aos quais poderiam conduzir a patologias. O emprego do projeto pode especificar a correta execução, evitando que decisões sejam tomadas no canteiro de obra, sem tempo hábil para analisar todas as possibilidades.
- . OBJETIVOS
- Objetivo geral
Avaliar os detalhes construtivos e procedimentos do projeto de revestimento cerâmico de fachada de um edifício residencial, de forma a demonstrar como podemos evitar problemas aos quais poderiam conduzir a patologias e expor o detalhamento construtivo necessário para que as decisões sejam planejadas, em vez de serem tomadas no canteiro de obras.
- Objetivos específicos
- Analisar in loco uma fachada de um edifício residencial, cujo projeto do revestimento cerâmico foi executado;
- Demonstrar as etapas do projeto de fachada em revestimento cerâmico;
- Apontar no projeto os principais fatores determinantes para obtenção da qualidade dos revestimentos cerâmicos de fachadas;
- Apresentar informações técnicas quanto aos procedimentos de execução do projeto, a fim de se reduzir os resultados imprevistos e inoportunos de alguma manifestação patológica futura;
- . JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos as fachadas em revestimento cerâmico tornaram-se cada vez mais comuns no país Medeiros (1999). Rotineiramente, a execução do sistema de uma fachada em cerâmica é realizada sem que se estabeleça um adequado projeto e planejamento para a execução do revestimento cerâmico da fachada, o que pode gerar inúmeras incompatibilizações entre projetos e improvisações, o que poderá causar manifestos indesejados tais como fissuras, infiltrações, destacamento dos revestimentos de argamassa e envelhecimento precoce do empreendimento.
Segundo Medeiros (1999) usualmente a seleção do material de revestimento de fachada tem apenas um critério formal, a qualidade do material da camada mais externa e algumas diretrizes gerais, como o custo e disponibilidade de aquisição no mercado, desconsiderando outros critérios importantes para a compatibilização do sistema como um todo.
Para Kondo (2003) além destes fatores deve ser considerado o fato que a proteção da vedação vertical externa representará à estrutura do empreendimento. Portanto, uma correta especificação do projeto levará a uma vida útil elevada, reduzindo as patologias e garantindo que as funções específicas do revestimento não sejam prejudicadas. Dentre essas funções, destacam-se a proteção ao substrato, o conforto tátil e visual, isolamento térmico e acústico, material resistente ao fogo e a penetração de água.
...