PROJETO DE PESQUISA EM REFERÊNCIA AO ARTIGO: COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE MEGAEMPREENDIMENTOS NO ESTADO DO AMAZONAS
Por: Amile Resende • 25/10/2018 • Projeto de pesquisa • 338 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
PROJETO DE PESQUISA EM REFERÊNCIA AO ARTIGO: COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE MEGAEMPREENDIMENTOS NO ESTADO DO AMAZONAS: RELAÇÃO ENTRE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO
Salvador - BA
2018
PROJETO DE PESQUISA EM REFERÊNCIA AO ARTIGO: COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE MEGAEMPREENDIMENTOS NO ESTADO DO AMAZONAS: RELAÇÃO ENTRE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO
[pic 2]
Salvador – Ba
2018
1 OBJETO
A pesquisa aqui apresentada, tem como tema a Compensação ambiental de megaempreendimentos no estado do Amazonas: relação entre conservação da biodiversidade e desenvolvimento.
2 HIPÓTESE
A principal hipótese é que existem consequências negativas, tanto sociais quanto ambientais, causadas pelas construções dos megaempreendimentos, com ênfase na área de estudo que é o estado do Amazonas. A solução para esta problemática seria compensar os impactos socioambientais causados pela implantação destas grandes obras.
3 METODOLOGIA
Com o intuito de aprofundar tal compreensão, foi utilizado o método exploratório, com a adoção de pesquisa bibliográfica e documental. Para a análise da implementação da Compensação Ambiental no estado do Amazonas, foram obtidos documentos e informações com acesso aos Processos de Compensação Ambiental-PCA instruídos no âmbito dos órgãos ambientais licenciadores e órgãos ambientais como o Conama e o Ibama, além de averiguação in loco dos processos nos setores competentes.
4 OBJETIVOS
A pesquisa, junto aos sujeitos mencionados, tinha por objetivo: atestar que fatores políticos e técnicos em prol aos megaempreendimentos estão vinculados com a importância da infraestrutura, crescimento e desenvolvimento do país mas nem sempre com a responsabilidade socioambiental.
5 JUSTIFICATIVA
Tal esforço se justifica pela importância do tema, visto que a Compensação Ambiental traz consigo uma alternativa para solucionar ou minimizar as desigualdades sociais e regionais do país, desfavorecendo a ampliação da degradação ambiental e marginalização social.
6 REFERENCIAIS TEÓRICOS
Por fim, cabe enfatizar que tal temática vem sendo amplamente estudada a exemplo da autora: BECHARA, Erika. Licenciamento e compensação ambiental na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - Snuc. São Paulo: Atlas, 2009.
O Artigo utilizado para esse trabalho está disponível na Revista Sociedade & Natureza. ISSN:1982-4513 Online V. 29, N. 1 (2017)
...