PROJETO DE UMA CÂMARA FRIA
Por: Isaac Sociopata • 30/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 762 Visualizações
[pic 1]
Leonardo Rachadel Farias
PROJETO DE UMA CÂMARA FRIA
São José - SC
2019
Leonardo Rachadel Farias
PROJETO DE UMA CÂMARA FRIA
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Refrigeração e climatização do Campus São José do Instituto Federal de Santa Catarina como parte dos requisitos da disciplina de Projeto de Câmaras Frias PIR.
Professor:Jesué Graciliano
São José – SC
2019
SUMÁRIO 1
INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
- OBJETIVOS...................................................................................................3
- Objetivo geral ................................................................................................3
1.1.2 Objetivos específicos ................................................................................3
2 REQUISITOS DA CÂMARA............................................................................4 3 DETERMINAÇÃO GERAL DA CÂMARA A....................................................5 3.1 CÁLCULO DAS DIMENSÕES DA CÂMARA..................................................
5 3.2 CÁLCULOS DA CARGA TÉRMICA DA CÂMARA .....................................
5 3.3 CÁLCULOS DA CARGA TÉRMICA DA CÂMARA UTILIZANDO PROGRAMA ELGIN ..........................................................................................................8 4 MATERIAIS PARA MONTAGEM DA CÂMARA...................................................9 5 PRINCIPAIS COMPONENTES............................................................................10 5.1 UNIDADE EVAPORADORA..............................................................................10 5.2 UNIDADE CONDENSADORA...........................................................................10 5.3 VÁLVULA DE EXPANSÃO................................................................................11 5.4 FILTRO SECADOR ...........................................................................................11 5.5 VÁLVULA SOLENOIDE.....................................................................................11 5.6 VISOR DE LÍQUIDO..........................................................................................11 5.7 CONTROLADOR...............................................................................................12 5.8 DIMENSÕES DA LINHA....................................................................................12 5.9 QUADRO ELÉTRICO........................................................................................12 6 LISTA BÁSICA DE MATERIAIS .........................................................................14 7 CONCLUSÃO......................................................................................................15 REFERÊNCIAS.........................................................................................................16 APÊNDICE
1 - INTRODUÇÃO
Após a revolução industrial, com o aprimoramento da indústria farmacêutica, a sociedade começou a crescer exponencialmente até nos dias de hoje. Junto a isso, a produção de alimentos também aumentou, porém ainda há muito desperdício, que acaba trazendo diversos malefícios para a população de modo geral. Um dos motivos para esse acontecimento é a refrigeração não adequada aos alimentos.
São utilizados diversos equipamentos para conservação e armazenamento dos produtos e um deles é a câmara fria. Este trabalho mostrará a metodologia utilizada para o cálculo, dimensionamento e representação esquemática para o desenvolvimento e montagem de uma câmara fria
- - OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem como objetivo descrever a metodologia utilizada para dimensionar de forma apropriada uma câmara fria, será necessário calcular a potência de refrigeração e demais componentes a serem utilizados para a conservação de maçã. Após a realização da seleção de todos os componentes necessários para a montagem do equipamento, mostra-se a representação gráfica (projeto para montagem da câmara). E por fim, faz-se uma estimativa dos materiais necessários para montagem do sistema.
- - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Descrever e calcular as parcelas de carga térmica da câmara fria.
- Selecionar os componentes necessários para montagem e funcionamento do equipamento.
- Representar graficamente os itens necessários para compreensão da montagem e funcionamento da câmara.
- Listar os materiais necessários para montagem do sistema.
2 - REQUISITOS DA CÂMARA
A câmara fria a ser projetada será destinada ao uso de conservação de carne bovina, na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), deve ter como ponto de partida para o dimensionamento as características informadas logo abaixo:
- Dimensões iniciais da câmara: 6,72m x 6,72m x 3m;
- Produto: carne bovina;
- Temperatura de entrada do produto: -5ºC;
- Temperatura interna da câmara: -20ºC (Câmara para resfriamento);
- Movimentação diária: 4500kg/m²;
- Quantidade de pessoas: 1 Pessoa;
- Tempo de permanência das pessoas: 1 hora por dia;
- Densidade de Iluminação: 100W/m²;
- Insolação: Não apresenta incidência solar.
3 - DETERMINAÇÃO GERAL DA CÂMARA FRIA
3.1 CÁLCULOS DAS DIMENSÕES DA CÂMARA
Inicialmente é necessário compreender as necessidades do cliente. Nessa etapa, têm-se a movimentação diária sendo de 4500Kg/m², combinado com o espaço aproximado de (6,72 x 6,72 x 3,00) m para montagem do sistema.
O principal requisito para determinação das dimensões da câmara é a impossibilidade de corte das placas pré-fabricadas, ou seja, apenas deve-se utilizar placas inteiras.
De posse das informações acima, optou-se pela utilização de painéis de 1,12m de comprimento com 150mm de espessura, isolante de Poliuretano (PUR), do fabricante FrigoPainel.
...