PROJETO DE VIABILIDADE ECONOMICO FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DE PERFUMES
Por: samara_eqm • 28/4/2017 • Trabalho acadêmico • 792 Palavras (4 Páginas) • 650 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA DE ENGENHARIA ECONÔMICA
PROJETO DE VIABILIDADE ECONOMICO FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DE PERFUMES
SAMARA DOS SANTOS
Tubarão, 2016
1. INTRODUÇÃO
Uma das etapas mais importantes na elaboração de um projeto industrial é a análise de sua viabilidade econômica e financeira.
Este trabalho propõe o estudo da viabilidade econômica para a implantação de uma empresa de perfumes, visando a análise dos conceitos fundamentais da engenharia econômica.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a viabilidade econômica do empreendimento
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Verificar a viabilidade econômica e o retorno do investimento
- Verificar o tempo de retorno do investimento;
3. METODOLOGIA
O empreendimento em questão possui o porte de uma pequena empresa a ser implantada no Município de Garopaba, no Estado de Santa Catarina. Para verificar sua viabilidade, nos baseamos em informações obtidas com o banco Real sobre empréstimo pessoal e em cálculos de custos mensais. Os custos de matéria prima foram obtidos com fornecedores da mesma e os custos de vidrarias e equipamentos foram encontrados na internet.
4. INVESTIMENTO
Um investimento pode ser classificado como fixo ou de giro. O investimento fixo é composto por equipamentos, terrenos, construções civis, instalações industriais, móveis, etc. O investimento em giro é o capital de giro necessário para por em circulação a empresa, ou seja, estoques, e os recursos necessários para sustentar as vendas a prazo.
5. CUSTOS OU DESPESAS
Os custos de produção são aqueles que ocorrem na fabricação do produto e são classificados em variáveis e fixos. Os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com a quantidade produzida. As despesas são aquelas que, mesmo importantes para a operação, não fazem parte da fabricação do produto, como IPTU e comissão de vendedores. Elas podem também, ser classificadas em fixas e variáveis.
Como alguns custos e despesas são variáveis, em nossos cálculos utilizamos a média destes, como por exemplo, dos impostos e do consumo de energia elétrica e água.
Os custos previstos são:
- Matérias primas, embalagens e materiais auxiliares;
- Comissão de vendedores;
- Impostos mensais de 5% sobre as notas fiscais emitidas;
- Salário mínimo para uma recepcionista;
- Aluguel;
- Telefone*;
- Consumo de energia elétrica e água
Não consta em nossos cálculos o uso de combustível, pois, os vendedores possuem uma comissão pelas vendas e devem utilizar seus carros para tal. Fretes também não constam pelo mesmo motivo, a produção de perfumes não é tão elevada e os mesmos são produtos que podem ser carregados pelo vendedor. Após analisar as amostras, o cliente pode solicitar seu produto que será entregue em seguida, ou em pronta-entrega.
...