PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CURSO: Automatização residencial
Por: luanaholliver • 4/2/2019 • Trabalho acadêmico • 2.846 Palavras (12 Páginas) • 214 Visualizações
PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CURSO: Automatização residencial
Adauto Favaro da Silva[1]
Cassiano Figueiredo dos Santos1
Klauss Araújo Ribeiro1
Luana Oliveira Fernandes1
Niss Mendes Sales1
Erik Vitor da Silva[2]
RESUMO
Desde o início de nossa existência procuramos métodos, materiais e metodologias diferentes para facilitar a realização do nosso trabalho, seja ele qual for. Criamos as ferramentas para nos proteger e ajudar nas caças, com a evolução segregamos nossos espaços, criamos máquinas para realizar algumas atividades manuais, criamos a geladeira para aumentar o nosso estoque de alimento e assim por diante. Levando-se em consideração o nosso processo evolutivo, como a necessidade básica de realizar nossos trabalhos de forma mais otimizada (rápida, transparente e produtiva), este trabalho aborda a construção de um modelo automatizado de acordo com os princípios de mecânica, eletrônica e programação. Pensamos em automatizar alguns processos simples que realizamos em casa, como abrir a porta de um armário sem o uso das mãos. Para atender os pré-requisitos do Planejamento Interdisciplinar de Curso (PIC), o trabalho foi desenvolvido para uma aplicação prática de conceitos teóricos da engenharia muito importantes na indústria. A partir desta análise, foi possível identificar que o processo de implementação de automatização foi de fundamental importância para o crescimento da produção em todos os setores residenciais e industriais.
Palavras-chave: Automatizado. Mecânica. Armário
1 INTRODUÇÃO
A automação residencial é relativamente nova, as primeiras inclusões desta tecnologia foram no final da década de 1970, nos Estados Unidos com o surgimento dos primeiros módulos “inteligentes”, onde essa comunicação era realizada através da própria rede elétrica, para ligar remotamente equipamentos ou luzes. Na década de 80 ocorreu o desenvolvimento do PCs computadores pessoais, surgiu se então através de construtores e especialistas em controles elétricos a ideia de automação residencial. Que visava à criação de um sistema de monitoramento e um sistema de controle da casa que pudessem controlar os equipamentos de iluminação, aquecimento, refrigeração através do PC e também do controle.
Desde então cada vez mais vem aumentando a demanda por equipamentos automatizados, pois utilizam tecnologias modernas e cada vez mais avançadas, para que as pessoas deixem de fazer tarefas exaustivas, perigosas e monótonas, assim também conseguindo melhorias na qualidade de processos, redução do custo e do tempo de produção e otimização dos espaços. O CLP (Controlador Lógico Programável) é a ferramenta mais utilizada no processo de Automação Industrial, é usado na área da automação como a solução para todos os problemas da área da mecânica e elétrica.
O objetivo deste trabalho é estudar de perto, na prática, um conteúdo geralmente demonstrado de forma teórica. Analisar as possibilidades e a viabilidade de se construir um modelo para representação, o que facilita o estudo, a compreensão, a análise de eventuais erros no processo de fabricação real. De acordo com Engenheiro Juarez Guerra em Automação Residencial Conceitos e cases: “Sob um ponto de vista otimista, é possível a exploração das tecnologias já existentes para criar-se outra”. O principal objetivo é deixar claro ao leitor, ao fim deste trabalho, o funcionamento dos processos de físicos e robóticos na residência em geral, bem como seus desdobramentos e aplicações práticas.
Enfim, com a finalidade de contribuir com a discussão sobre este tema, o presente artigo tem como objetivo analisar, projetar e construir um armário com uma gaveta e uma porta automatizadas, ou seja, embutiremos nele um sistema elétrico que permite a abertura e fechamento sem as mãos, através de sensores e um circuito integrado. Aplicando assim, conhecimentos adquiridos em disciplinas cursadas até o momento como, por exemplo, robótica. E especificamente apresentar os benefícios da automação residencial como vantagens e desvantagens, dando uma ênfase em sua construção estrutural, seguido de seus materiais utilizados e custos desde a concepção até a montagem final do armário. Finalmente, é esperado que ao final deste trabalho haja mais esclarecimento sobre o assunto e abra novas possibilidades de estudo sobre a área, em relação a aprimoramento e otimização de produtos já existentes.
2 AUTOMAÇÃO
Segundo (RABELO, Florianópolis, Maio 2002) “Considera-se automatização qualquer processo que auxilie o Ser Humano nas suas tarefas do dia-a-dia, sejam elas comerciais, industriais, domésticas ou no campo.” A automação residencial auxilia nos processos realizados em casas, escritórios e apartamentos, também ela é chamada de Domótica a automação doméstica.
Consiste em um sistema de controle automático no qual os mecanismos realizam a verificação do seu funcionamento, efetuando correções, medições, sem necessidade da interferência do homem. Para outros autores (RIBEIRO ANTÔNIO, 1a Edição. Salvador, 2003.) “Automação é a substituição do trabalho humano ou animal por máquina.” Ou seja, a tarefa antes realizada por animais ou seres humanos passou a ser realizada por máquinas através da automação, que além de aumentar a produção e diminuição de custos, também eliminou o serviço contínuo, repetitivo e cansativo.
Figura 1 – Automação residencial
[pic 1]
Fonte: Realton.
Nos dias de hoje a automação pode ser definida por uma tecnologia que utiliza através de comandos programados para operar determinada tarefa, onde através do retorno de informações certifica-se que a tarefa foi realizada da maneira correta. O mercado da automação residencial está em constante mudança e evolução, que segue de acordo com a necessidade do ser humano e o desenvolvimento de novas tecnologias a fim de melhorar cada vez mais a qualidade de vida, destacando-se na segurança (alarmes, controles de acesso), entretenimento (home theater, TV por assinatura), controle de iluminação (acendimento de lâmpadas, economia de energia) e eletrodomésticos inteligentes (forno, geladeira).
...