PTS - Projeto Técnico Simplificado
Por: Edimilson Ferreira • 3/1/2017 • Artigo • 5.192 Palavras (21 Páginas) • 875 Visualizações
A APLICAÇÃO DO PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO PARA APROVAÇÃO DO AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO
IMPLEMENTATION OF THE PROJECT TECHNICAL SIMPLIFIED FOR APPROVAL OF AUTO SURVEYS OF SÃO PAULO FIRE DEPARTMENT
SILVA, Edimilson Ferreira [1]
QUEVEDO, Susi Maria Cortes[2]
RESUMO: Este artigo trata-se de um estudo bibliográfico das normas vigentes do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo correlacionando-as com o Projeto Técnico Simplificado (PTS). Verifica-se, em pesquisas online, que as histórias das tragédias ocasionadas por incêndios de edificações poderiam ter sido evitadas se houvesse uma fiscalização para cumprimento dos padrões rígidos de combate e prevenção contra incêndios.. Para este estudo foi realizado um levantamento de artigos científicos com a utilização da palavra chave: “Últimos casos de Incêndio no Brasil”, após este levantamento o critério de seleção estipulado foram os acidentes de maior impacto, e para tanto resultando em dois grandes artigos aqui estudados. O objetivo desse trabalho é resumir e correlacionar as Instruções Técnicas que devem ser aplicadas aos processos de segurança contra incêndio, e que possuem força de lei na ausência de textos normativos. As instruções técnicas (IT) são de grande aplicabilidade pratica na proteção contra incêndio nas edificações em geral, o objetivo é a preservação da vida dos usuários, transeuntes e a orientação técnica aos profissionais da área de Segurança do Trabalho na adequação dos padrões mínimos exigidos. A luz da bibliografia trará uma visão para os profissionais da área uma fonte de informação que facilitará nos processos de regularização de qualquer edificação que se enquadrem como Projeto Técnico Simplificado (PTS).
Palavras-Chave: Projeto Técnico Simplificado. PTS. Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. AVCB.
ABSTRACT: This article deals with a bibliographical study of the standards of the Fire Department of the State of São Paulo by correlating them with Simplified technical design (PTS). Check-in online searches, the stories of the tragedies caused by building fires could have been avoided if there was an inspection for compliance with the strict standards of fighting and preventing fires. For this study we conducted a survey of scientific articles using keywords: "Recent cases of Fire in Brazil", after this survey the selection criteria laid down were the highest-impact accidents, and to this end resulting in two great articles here. The purpose of this job is to summarize and correlate the technical instructions that must be applied to the processes of fire safety, and that have the force of law in the absence of normative texts. The technical instructions (TI) are of great practical applicability on fire protection in buildings in General, the goal is the preservation of the lives of users, passers-by and the technical guidance to professionals in the field of work safety in the appropriateness of the minimum standards required. The light of the bibliography will bring a vision for professionals in the area a source of information that will facilitate the processes of settlement of any building that fit as Simplified technical design (PTS).
Keywords: Simplified Technical Project. PTS. Auto Inspection of the Fire Department. AVCB.
INTRODUÇÃO
Este artigo trata-se de um estudo bibliográfico das normas vigentes do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo correlacionando-as com o Projeto Técnico Simplificado – PTS. Para este estudo foi realizado um levantamento de artigos científicos com a utilização da palavra chave: “Últimos casos de Incêndio no Brasil”, após este levantamento o critério de seleção estipulado foram os acidentes de maior impacto, e para tanto resultando em dois grandes artigos aqui estudados. O objetivo de correlacionar o PTS com as normas vigentes trará a luz da bibliografia uma visão para os profissionais da área de segurança e combate contra incêndio uma fonte de informação que facilitará nos processos de regularização de qualquer edificação que se enquadrem como do PTS.
Nota-se que desde os primórdios da vida que aprimoramos nossas técnicas e habilidades, o fogo é um exemplo de técnica que foi desenvolvida ha milhões de anos, é um fenômeno capaz de produzir calor, luz e auxilia toda a humanidade nas mais variadas tarefas do dia a dia, desde que seja utilizado com controle e critérios rigorosos. Verifica-se, em pesquisas online, que as histórias das tragédias ocasionadas por incêndios de edificações poderiam ter sido evitadas se houvesse uma fiscalização para cumprimento dos padrões rígidos de combate e prevenção contra incêndios.
O fato mais recente noticiado pela mídia mundial foi o caso da boate Kiss, com área de aproximadamente 615 m², capacidade para setecentas pessoas, estava lotada com aproximadamente 1200 a 1300 pessoas no dia 26 de janeiro de 2013, na ocorrência duzentos e trinta e seis jovens morreram asfixiados e cerca de cento e sessenta e nove ficaram hospitalizados (ATIYEH, 2012).
Observa-se que o trauma vivido por pessoas que perderam seus familiares ou carregam as marcas de uma fatalidade como essa se perpetuam pelo resto da vida.
Em 17 de dezembro de 1961 o Gran Circo Norte-Americano apresentou o pior espetáculo da terra na cidade de Niterói no Rio de Janeiro, cerca de quinhentas e três pessoas morreram durante um incêndio. (VENTURA, 2011).
Em uma analise mais profunda nas literaturas dos autores ATIYEH, 2012 - Desastre na boate Kiss e VENTURA, 2011 - O espetáculo mais triste da Terra: o incêndio do Gran Circo Norte Americano, evidenciam que os locais eram de reunião de publico, que utilizavam materiais altamente combustíveis que auxiliaram na propagação de chamas e fumaça, e ainda, as saídas estavam mal dimensionadas, o que causaram o estrangulamento na evacuação do publico.
Teoricamente, tanto os projetistas como os órgãos fiscalizadores da segurança contra incêndios locais – o departamento de edificações e obras e/ou o corpo de bombeiros - baseados nos seus códigos de obras e nos regulamentos específicos de segurança contra incêndio, deveriam verificar a implantação das medidas de segurança julgados adequados a cada tipo de uso e ocupação dos edifícios sob sua jurisdição. (ONO, 2004)
Em tese os profissionais da área de engenharia e arquitetura possuem grande responsabilidade na prevenção e combate contra incêndio, cabe a esses profissionais a aplicação da legislação e das normas técnicas nos projetos que serão submetidos a analise dos órgãos competentes do governo.
...