Padrões De Projeto
Resenha: Padrões De Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersonsans.net • 20/9/2014 • Resenha • 284 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
O ponto e alvo principal para a utilização de padrões de projetos no processo de desenvolvimento de software é a orientação a objetos. E como já sabemos os objetos são os elementos que servem como chaves em um projeto OO, então começam a surgir a parte mais difícil do projeto que é a decomposição de um sistema em objetos, pois muitos fatores entram jogo como: dependência, granularidade, encapsulamento, flexibilidade, evolução, desempenho, reutilização, evolução entre outros. No qual todos influenciam o desmembramento frequente e de forma as vezes conflitantes.
Muito dos objetos que participam desse processo surgem do método de analise. No entanto projetos orientados a objetos acabam sendo compostos por objetos que não refletem o mundo real.
As abstrações que surgem durante um projeto são chaves para torna-lo flexível. E justamente é nesses pontos que os padrões de projetos atuam com sua principal função a de ajudar a identificar abstrações menos obvias bem como os objetos que podem captura-las. Como por exemplo, objetos que representam processo ou algoritmo que não ocorrem na natureza, no entanto, eles atuam como uma parte crucial em projetos flexíveis.
Esses objetos como mencionados são raramente encontrados durante a análise ou mesmo durante os estágios iniciais de um projeto, eles são geralmente descobertos mais tarde, como intuito de torná-lo mais flexível e reutilizável.
Escolher dentre vários padrões existentes aquele que melhor soluciona um problema de fato é uma tarefa árdua, pois o mesmo tem o papel de solucionar sem cometer erros e torna-lo inviável.
O uso de padrões de uma maneira descontrolada pode originar projetos sobrecarregados. E os desenvolvedores precisam de tempo para entender os catálogos de padrões relevantes, precisam de fácil acesso a catálogos relevantes e também precisam ser treinados no uso de padrões.
...