Palestra realizada pelo PET de Engenharia Civil da UFSC, em 27 de agosto de 2014.
Por: Larissa Lamarque • 10/3/2016 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 463 Visualizações
Universidade Federal de Santa Catarina
PET
Programa de Educação Tutorial
Florianópolis, 03 de Setembro de 2014.
Relatório 01:
Palestra realizada pelo PET de Engenharia Civil da UFSC, em 27 de agosto de 2014.
PET - Programa de Educação Tutorial
O PET (Programa de Educação Tutorial) foi criado em 1979 pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o intuito de promover um grupo de estudos em tempo integral. Desde a sua criação, o programa busca incentivar alunos a dedicarem-se ao aperfeiçoamento de sua formação, através de estudos aprofundados em sua área, estimulando o contato com a realidade profissional e possibilitando a graduação com elevada qualificação e excelência. O PET possui ajuda de um professor tutor para melhor absorção de conhecimento, e melhor comunicação entre alunos e professores de todos o curso. Mais que um grupo de estudos, o PET conseguiu criar um diferencial nos alunos integrantes, melhorando a qualidade dos profissionais que são formados e entram no mercado de trabalho todos os anos.
O primeiro tutor foi Jucilei Cordini, que após a consolidação do grupo, passou o posto para o professor Luiz Roberto Prudêncio Junior, posteriormente deixando o cargo para o professor Cláudio César Zimmermann, atual tutor.
Além dos processos de pesquisa e trabalhos, o programa desenvolve apostilas que auxiliam na graduação dos alunos, disponibiliza cursos de AutoCAD (fundamental na prática de engenharia civil), organiza palestras, e ainda, oferece, para a UFSC, serviços como projetos de obras e reformas em diversas instalações do campus. O programa ainda promove viagens para exposição de pesquisas e a própria integração entre os participantes.
Na área de pesquisa, há projetos como a identificação de manifestações patológicas em condomínios populares e tratamento acústico das salas do CTC da UFSC. Já na extensão, a construção do Centro de Convivência do CTC da UFSC, a reforma do Planetário da UFSC, a reforma nos banheiros do CTC, o projeto do “Boitatá”, a reforma e adaptação do estacionamento do CTC a portadores de necessidades especiais, são alguns dos projetos coordenados e executados pela equipe do PET nesses 20 anos de atuação na Universidade Federal de Santa Catarina.
O PET possuí um limite de 12 alunos bolsistas. Os processos seletivos acontecem somente quando um deles é desligado do programa, sendo que os alunos devem possuir IAA acima de 7,5.
Os alunos bolsistas acabam adquirindo maior afinidade com processos e métodos utilizados na profissão e tendo como resultado um profissional com maior experiência prática, além da experiência teórica obtida em aula.
...