Palestra Saúde E Segurança Do Trabalho
Exames: Palestra Saúde E Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jvalerio • 6/4/2014 • 524 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
Palestra sobre Segurança do Trabalho
O trabalho em máquinas sem proteção trouxe como conseqüência um elevado índice de acidentes profissionais. A Revolução Industrial que causou um verdadeiro massacre a inocentes, a sofisticação das máquinas, objetivando um produto final mais perfeito e em maior quantidade, ocasionou o crescimento das taxas de acidentes e, também, da gravidade desses acidentes. No Brasil, por volta de 1930 a nossa revolução industrial e, embora tivéssemos já a experiência de outros países, em menor escala, é bem verdade, atravessamos os mesmos obstáculos, o que fez com que se falasse, em 1970, que o Brasil era o campeão mundial de acidentes do trabalho, trouxe em pauta a prevenção deste acidentes.
Atualmente com o profissional da área: Técnico em saúde e segurança do trabalho e qual será a importância desse profissional na organização, vai depender do apoio que ele recebe da empresa, da importância que a empresa dá a sua atuação, da liberdade de observar a ação na empresa. Do respeito e confiança as suas observações, tanto do empregador como do trabalhador.
Sobre Cipa e Sipat foi citado que:
CIPA significa: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes trata preventiva e proativamente dos acidentes.
SIPAT significa: Semana Interna de Prevenção a Acidente de Trabalho, é um evento realizado com intuito educacional a prevenção de acidentes.
Com o objetivo de observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. Na CIPA as funções do técnico são claras:
Cabe ao técnico inspecionar os locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelece normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes;
As NR’s são obrigatórias pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. As NR’s também se aplicam no que couber, aos trabalhadores avulsos, às entidades ou empresas que lhes tomam o serviço e aos sindicatos representativos das respectivas categorias profissionais.
As NR’s não desobrigam as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.
O significado da sigla SESMT: Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Os profissionais especializados que
...