Parte Atps
Artigos Científicos: Parte Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/9/2013 • 427 Palavras (2 Páginas) • 442 Visualizações
String
String é uma matriz do tipo char (caractere) que armazena texto, ou seja, string é uma série de caracteres, em que cada um ocupa um byte de memória, armazenando em sequência e terminado por um valor zero (0). Cada caractere é um elemento independente da matriz e pode ser acessado por meio de um índice.
As funções para manipulação de string
A função Scanf() Le cada caractere digitado e armazenado na matriz indicada, o processo termina quando é encontrado um caractere em branco, independente se houver mais coisas digitados após ele. Essa função entende que o espaço em branco como termino da entrada de dados, portando, não é possível armazenar mais que uma palavra com esse comando.
Quando utilizado o Scanf() para armazenar strings, não devemos utilizar o operador “&” precedendo a matriz ele a informação deve ser armazenada, já que o nome de uma matriz é seu endereço inicial.
A função gets() é indicada para a leitura de texto, o seu propósito é unicamente ler uma cadeia de caracteres do teclado enquanto não for pressionado a tecla emer, todos o caracteres são armazenados no string e é incluído em um caractere null (nulo) no final.
Caracteres brancos como espaço e tabulação são aceitos pelo comando, possibilitando o armazenamento de diversas palavras, de formato que não ultrapasse o limite da matriz.
Para sua utilização, não é necessário a formatação do tipo de dados como no Scanf(), apenas digite o comando e o nome da matriz.
Ex: gets (nome_da_matriz);
Para imprimir uma string na tela do computador, utiliza-se a função puts(), o endereço dessa string deve ser informada como argumento para a função puts().
Ex: gets (nome);//Le o texto no teclado.
Puts(nome);//imprime o texto natela.
Na função puts()não é necessária a formatação de tipo de caractere como por exemplo “%S” e nem a utilização do “\n” para pular de linha, a função executa esses comandos automaticamente.
Definição de estrutura
Quando é criado uma estrutura, não é criado nenhuma variável, apenas e imformado ao computador as características de um novo tipo de dado.
Após ser definida a estrutura, podemos utilizá-la para criar variáveis dentro dela.
Sintax:
Struct <nome> // inicio da identificação da estrutura.
{
Int <variável>; // (declaração
Float <variável>;// das
Char<variável>;// variáveis )
}; // fim da definição.
Com a definição da estrutura antes do main(), permitimos um acesso global a todas as funções definidas no programa.
Struct aluno
{
Int nmat;
Float nota [3];
Float media;
};
Main()
{
Struct aluno Jose;// declaração da variáve do tipo Struct aluno.
Jose. Nmat =456;
Jose. Nota [0]=7.5;
Jose. Nota [1]=5.2;
Jose. Nota [2]=8.4;
Jose. Media =(Jose.nota[0]+Jose.nota[1]+Jose.nota[2])/3;
Printf (“matricula:%d\n”,Jose.nmat);
Printf (“media:%2F\n”,Jose.media);
System(“pause”);
Return0;
}
...