Parte do Relatório Fundição e Soldagem
Por: Isaac Pesca • 20/9/2022 • Relatório de pesquisa • 870 Palavras (4 Páginas) • 82 Visualizações
Atividade realizada no galpão 2 no laboratório de *******, onde foi realizado o processo de fundição de aproximadamente 100 gramas de alumínio.
Inicialmente, fomos instruídos pela discente da disciplina de fundição e soldagem, professora Alexandra de Oliveira Franca Hayama sobre como deveríamos realizar o procedimento prático.
Primeiramente depositou-se o alumínio em um cadinho que em seguida foi colocado no forno mufla a aproximadamente 700°C durante cerca de 40 minutos, sabe-se que o ponto de fusão do alumio é de 660º C, durante o processo de fusão o alumínio foi aquecido a uma temperatura superior a de fusão do alumínio com o intuito de que ele não se solidificasse antes de ser despejado no molde.
No processo foi utilizado, areia verde, uma caixa de fundição sendo ela dividida em caixa superior e inferior, um modelo da peça, três canais de respiro e um canal de entrada, e alguns pedaços de madeira para ajudar na compactação da areia verde.
PREPARO DO MOLDE
primeira etapa, passar o licopódio de sódio na superfície onde o molde será montado, para que o molde não grude na mesa.
segundo etapa, colocar a caixa inferior sobre a mesa com licopódio de sódio com a superfície de apartação virada para baixo, logo depois posicionou-se devidamente o modelo dentro da caixa com a superfície de apartação virada para baixo, modelo esse que anteriormente foi pulverizado com grafite em pó para facilitar a sua desmoldagem.
terceiro etapa, peneirar um pouco de areia verde sobre o molde para melhorar o acabamento deixando a superfície mais lisa, e em seguida ir adicionando camadas e compactando-as com auxílio de pedaços de madeira, ate o preenchimento total da caixa, e o nivelamento é feito com o auxílio de uma lâmina de serra.
quarta etapa, girar a caixa inferior em 180°, e pulverizar licopódio de sódio na superfície de apartação, em seguida foram feitos os canis de ataque para vazamento dos gazes e entrada do metal no molde, após isso depôs-se a caixa superior sobre a inferior, e posicionou-se o modelo de canal de vazamento e os modelos de canais de respiro, e os fixando compactando areia na caixa superior, após a compactação, remove-se os modelos de canais é com o auxílio da lâmina de serra fez-se um afunilamento no canal de vazamento para facilitar a entrada do metal fundido no molde.
Quinta etapa, dividiu-se a caixa para a remoção do modelo, sendo esse procedimento de remoção feito com o auxilio de duas linhas que foram previamente amarradas na peça modelo, parar facilitar sua remoção de não danificar o molde.
Sexta etapa, fechou-se a caixa, e o aluno operador trajou-se devidamente com os equipamentos de proteção individual, para realizar o procedimento de vazamento do metal liquido, após a solidificada a peça, efetuou-se a desmoldagem, onde quebra-se o molde e a areia é peneirada e guardada para ser reutilizada.
Sétima e ultima etapa corte dos canais de respiro e vazamento,
Segue abaixo imagens que mostram partes do procedimento.
Conclusão
Essa aula de laboratório nos ajudou a compreende de fomar mais simples e prática, como o processo de fundição em areia verde funciona. Vimos que necessário esquentar o material em algumas dezenas de graus acima da temperatura de fusão do material, para evitar que o mesmo comece a solidificar antes de ser derramado. Também vimos que é necessário retirar a borra(que é o oxido que se forma durante o processo de fusão) que fica encima do material fundido. Vimos todas as ferramentas necessárias, e como elas são utilizadas, como deve-se protejer quando vamos trabalhar com o forno e o cadinho, essa coisas só foram possíveis de se compreender quando se ve pessoalmente.
...