Pedreira
Artigos Científicos: Pedreira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renyo • 17/3/2015 • 2.534 Palavras (11 Páginas) • 438 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Uma pedreira é um tipo de mineração a céu aberto de onde rochas ou minerais são extraídos. As pedreiras são usadas para extrair materiais de construção, tais como os diversos tipos de brita. As pedreiras são geralmente menos profundas do que outros tipos de minas a céu aberto.
A brita é um agregado graúdo obtido a partir de rochas compactadas que ocorrem em depósitos geológicos – jazidas, pelo processo industrial da cominuição, ou fragmentação controlada da rocha maciça. Os produtos finais enquadram-se em diversas categorias. (BAUER, L. A. Falcão. Materiais de Construção, pag. 64).
Como a pedreira é a fonte desse material, um dos mais usados na Construção Civil, foi proposto pelo professor Antônio Sérgio, docente da matéria: Materiais de Construção II, a realização de uma visita técnica a uma delas.
O trabalho apresentado a seguir é resultante da visita feita a Pedreiras Bahia, que produz cerca de 60 a 80 mil toneladas de brita por mês, chega a quase 960 mil toneladas por ano e tem 80 anos de exploração. Localizada na Rodovia BR 324 - Km 15, Simões Filho – Bahia. Região metropolitana de Salvador, onde se concentra alto potencial de granito na Bahia, que é matéria-prima para produção de brita.
Os produtos produzidos na Pedreira são obtido através de um moderno parque de equipamentos, com idade média de 3 anos, processo de britagem com quatro estágios (primário, secundário, terciário, e quaternário) e o sistema de peneiramento feito por duas peneiras vibratórias, tipo banana, com área total de 28,4m2.
Ela é a única no estado onde o carregamento dos caminhões é feito por correias transportadoras, o material é quantificado por balança eletrônica com capacidade de 60 toneladas, aferida periodicamente pelo IBAMETRO.
A visita foi feita no dia 19 de fevereiro de 2014, o Engenheiro de Minas Fernando Santos Machado Filho acompanhou a equipe durante a visita ao campo de exploração e produção de brita, explicando todo o processo produtivo, os testes de qualidade necessários até a etapa de comercialização do produto e como deveria ser o comportamento do grupo naquele ambiente.
2. TIPOS DE BRITAS PRODUZIDAS
A brita é o produto de cominuição de rocha que se caracteriza por tamanhos nominais de grãos enquadrados segundo as divisões padronizadas nas normas NBR 5564, 7174 e 7211.
A Pedreiras Bahia produz os seguintes tipos de brita:
• Brita 0 (9 mm) – É muito utilizado nas usinas de asfalto, para calçamentos com base asfáltica e de concreto para obtenção de textura fina. Na fabricação de pré-moldados e como estabilizador de solo, na confecção de argamassa para assentamento e emboço.
Figura 1: Brita 0
• Brita 1 (16 mm) – Utilizado na confecção de massa asfáltica, concretos em geral, lajes pré-moldadas, estruturas de ferragem densa, artefatos de concreto (pré-moldados), chapiscos e brita graduada para base de pistas.
Figura 2: Brita 1
• Brita 2 (22 e 25 mm) - É o produto mais utilizado pela construção civil, muito apropriado para fabricação de concreto para qualquer tipo de edificação de colunas, vigas e lajes assim como em diversas aplicações na construção de edificações de grande porte.
Figura 3: Brita 2
• Brita 4 (50 mm) - fossas sépticas, sumidouros, gabião, reforço de subleito para pistas de tráfego pesado, lastros de ferrovias e concretos ciclópicos.
Figura 4: Brita 4
• Pó de Pedra - terraplenagem - material para sub-base, calçamento de pisos pré-moldados (blocos de concreto) e paralelos, CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) para recapeamento de estradas, avenidas e estabilizador do solo.
Figura 5: Pó de Brita
3. PROCESSO DE FABRICAÇÃO
A brita é obtida por meio de um processo de exploração de rochas de pedreiras a partir de detonação e quebra da rocha, que se fragmenta em pedaços menores. A fabricação da brita começa bem antes dessa fragmentação, dando inicio a um processo contínuo.
A fabricação começa com o projeto de perfuração, que é o estudo da área destinada a perfuração e exploração da rocha, e nessa fase também são tomadas todas as medidas legislativas necessárias que são relacionadas ao meio ambiente, como a conservação e limites para a exploração da rocha.
A fase seguinte é o decapiamento do solo, que após o estudo da área, é definida a espessura dessa camada, e é vista a viabilidade da exploração da mesma. O decapiamento é a retirada da primeira camada do solo que encobre a rocha, facilitando a visibilidade e o rompimento da mesma.
Figura 6: Vista geral da área explorada da Pedreira
Após o decapiamento, a área a ser explorada exibe a rocha de maneira mais bruta. Por conta disso a fase seguinte é a detonação. A detonação é a fase onde a empresa utiliza de explosivos para transformação da rocha bruta em pedaços menores para a viabilidade da próxima fase do processo.
Na Pedreira visitada, a detonação ocorre todas as sextas feiras, as 17hrs. Todos os funcionários da empresa são avisados por via de circular e email, para que ela ocorra da maneira mais segura possível. No passado, a detonação era feita por meio de emulsão bombeada, hoje em dia a detonação e feita por cartuchadas de dinamite na rocha.
Em seguida, o minério agora em pedaços menores, é verificado se o produto possui o diâmetro esperado (700 mm) e caso o resultado seja negativo, o produto é fragmentado novamente, com o uso de perfuratrizes até atingir o diâmetro esperado.
A próxima fase a de carregamento da rocha fragmentada, por meio de caminhões, para os britadores, que transformam a rocha na brita esperada no final do processo.
O primeiro britador é o britador de mandíbula, que funciona da seguinte maneira: o caminhão descarrega a rocha maior dentro do britador, que fragmenta a rocha em pedaços ainda menores, para que o processo continue. O britador de mandíbula descarrega o seu produto nos transportadores de correia, que levam o produto para mais próximo do segundo britador e o descarrega.
...