Pensar Não Dói e é Grátis: Vivendo Filosoficamente
Por: theusgonzalez • 13/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 260 Visualizações
RIBEIRO, Eugênio C. Pensar não dói e é grátis: Vivendo filosoficamente. Blumenau: Nova Letra, 2005.
Matheus Oliveira Nascimento1
- Citações:
As pessoas que recusam a fazer uso de seu pensamento livre pagam um alto preço por tal vida. Qual é este preço? Sócrates já o identificou no seu tempo, ao afirmar que uma vida não examinada não vale a pena ser vivida. O preço que se paga é este mesmo: a vida inteira. Não devíamos considerar este preço alto demais?. (RIBEIRO, 2005, p. 44).
Viver sob a tutela de outras pessoas tornou-se quase como uma segunda natureza da qual muitos temem se afastar. A maioria dos homens prefere deixar que os sacerdotes e pastores pensem por eles os assuntos religiosos; que os políticos decidam por eles as decisões a serem tomadas nas assembléias públicas; ou seja, lavam as mãos no que concerne à direção de suas vidas individual e coletivamente. (RIBEIRO, 2005, p. 45).
“A realidade está perdendo a necessidade de ser caracteristicamente tão palpável, tão concreta, a fim de continuar sendo considerada realidade.”(RIBEIRO, 2005, p. 91).
“As grandes conquistas da racionalidade científica só foram mesmo possíveis devido a influência de pressupostos metafísicos!” (RIBEIRO, 2005, p. 93-94).
“A vida ética produz pessoas mais fortes, famílias mais fortes, comunidades e organizações mais fortes. A moralidade não consiste apenas em restrição e coerção. A moralidade consiste no florescimento humano. Em viver o melhor tipo de vida.”(RIBEIRO, 2005, p.120).
____________________________
Acadêmico do 6º período do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário AGES. Trabalho entregue como pré-requisito para obtenção da nota parcial da disciplina Filosofia e Ética, sob orientação do professor Cristiano Santiago.
- Parecer Crítico:
O livro Pensar não dói e é grátis trás em seus capítulos diversas informações e conhecimentos a respeito da filosofia, alguns princípios de seu surgimento e ideias dos principais filósofos da história. A cada capítulo o autor busca trazer além de informações datadas e metódicas dos filósofos, o conhecimento, afim de ajudar o leitor também na sua tomada de decisões da vida pessoal e, talvez, outras formas de visualizar o mundo em que viva. Trazendo ensinamentos, muitas das vezes usando-se das metáforas para uma melhor didática do conhecimento, como a relação com o homem e a caverna ou o filme Matriz onde existe uma realidade paralela a qual só conseguiremos libertar-se para visualizá-la e vive-la caso tenhamos a coragem de sair do padrão e crescer o pensamento individual e próprio saindo assim do padrão proferido pela sociedade.
A obra de Ribeiro defende muito a ideia de que precisamos nos libertar das ideias dos outros, (viver nossa própria realidade), mesmo que para muitos seja muito mais cômodo viver a sombra dos outros, a este fato pode-se aplicar a vida atual de um engenheiro civil, onde em tempos difíceis como os atuais vividos, tempos de crise, faz-se necessário sobressair-se do padrão mercadológico para que possua mais chances de vencer profissionalmente e pessoalmente também, o diferencial é extremamente necessário, tomando alguns conceitos do livro fichado como base, devemos trilhar nossos próprios caminhos, e para isso arriscar sem medo de errar, pois o erro, segundo livros de empreendedorismo, fazendo um contexto interdisciplinar, é fundamental para o crescimento do ser humano, logo para vencer, assim como a história contada no livro, precisamos ser o homem das cavernas que sai para ver o novo, o que está acontecendo, libertar seus pensamentos.
O livro também discorre sobre a metafísica, e o quanto a mesma ganhou espeço e é importante par o desenvolver humano, esta sendo uma ciência que estuda as coisas não visíveis ao olho humano. O autor ao abordar o assunto ainda propõe que o leitor imagine uma outra civilização deferente da nossa, porém mais avançada e que só acredite nas coisas palpáveis, logo conclui-se que a mesma sucumbiria rapidamente, pois relacionando com os tempos atuais a metafisica vai além de especulações, como a internet por exemplo, onde esta não é visível, mas possui grande representatividade para a humanidade contemporânea, o estudo dos átomos também seria inimaginável sem a metafísica, direcionando para a engenharia civil pode-se perceber sua grande aplicabilidade na criação de novos materiais a partir de combinações diversas como o aço e a fibra de carbono que vem revolucionando o mercado construtivo mundial devido as suas inúmeras vantagens.
Outra temática discorrida pelo autor é sobre a ética e sua relevância, desde quando ela surge e seus principais conceitos, também difere a ética da moral pontuando cada conceito sobre. Na engenharia, assim como em todas as profissões a ética é considerada, muitas vezes, um diferencial, talvez por muitas vezes observamos desvios de verba, lavagem de dinheiro e de modo geral nu mundo com tanta irregularidades, porém este fato não está correto, agir com compostura ética deve ser obrigação de todo e qualquer profissional, chega a ser incoerente imaginar que um profissional, depois de muitas batalhas para tornar-se técnico no que faz, agis de forma maldosa e manchar com atitudes antiéticas toda sua carreira e história, impossibilitando-o muitas vezes de conseguir novos trabalhos podendo tornar até mesmo a profissão estigmatizada como a politicagem hoje no Brasil.
...