Percepção dos professores sobre as condições de trabalho.
Por: André Luís • 23/11/2015 • Monografia • 11.750 Palavras (47 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO[pic 1]
CAMPUS ANGICOS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E HUMANAS
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ANDRÉ LUÍS OLIVEIRA MAIA
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO: O CASO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANGICOS/RN
ANGICOS – RN
2014
ANDRÉ LUÍS OLIVEIRA MAIA
[pic 2]
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO: O CASO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANGICOS/RN
Monografia apresentada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Campus Angicos, para obtenção do titulo de Bacharel em Ciência e Tecnologia.
Orientador (a): Profª. M.Sc. Fabrícia Nascimento de Oliveira – UFERSA.
ANGICOS – RN
2014
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
Biblioteca Central Orlando Teixeira (BCOT)
Setor de Informação e Referência
M217p Maia, André Luís Oliveira. Percepção dos professores sobre as condições de trabalho: o caso das escolas municipais de Angicos/RN / André Luís Oliveira Maia. -- Mossoró, 2014. 56f.: il.
Orientadora: Prof. M. Sc. Fabrícia Nascimento de Oliveira.
Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Pró-Reitoria de Graduação.
RN/UFERSA/BCOT /320-14 CDD: 371.2 |
Bibliotecária: Vanessa Christiane Alves de Souza Borba
CRB-15/452
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
Ao meu avô paterno (In memorian) que sempre teve orgulho de mim e da minha escolha.[pic 6]
À Deus, que sempre se fez presente na minha vida, e me garantiu essa vitória.
E aos meus pais, que sempre fizeram o possível para que eu permanecesse aqui, e que possuem grande orgulho da minha decisão.
AGRADECIMENTOS[pic 7]
Quero agradecer primeiramente à Deus, Ele que foi o meu maior aliado nesse estágio da minha vida, me amparou e ampara em todos os momentos difíceis, e que a cada dia me anima a seguir em frente.
Aos meus pais, Francisca Norma de Freitas Oliveira e Raimundo Nonato Maia de Andrade com quem eu sempre pude contar, que apesar da distância sempre me deixam confortável, me dando grande apoio em todos os momentos, demostrando sempre preocupação, o que me anima a cada dia. Obrigado por acreditarem em mim e sempre investirem na minha educação apesar das dificuldades.
Aos meus familiares, todos os que demostram satisfação na minha caminhada e que sempre me recebem com um sorriso e um abraço quando retorno a casa, isso é um grande consolo.
A minha orientadora Fabrícia Nascimento de Oliveira, que me ajudou em todos os momentos desta etapa do curso, sempre me dando apoio, incentivo e atenção. Obrigado por ter acreditado em mim.
A todos os meus amigos, aos que fiz durante o período de faculdade, vocês serviram de apoio pra mim em todos os momentos difíceis e me ajudaram a vencer todos os obstáculos acadêmicos. Aos que deixei na minha cidade, que mesmo distantes, sempre me ajudaram e se importaram comigo.
Aos professores André Duarte Lucena e Elisângela Lopes Galvão, por aceitarem o convite de participar da banca, e pelas contribuições que irão oferecer.
As Secretarias de Educação e Administração do município de Angicos/RN e a 10ª DIRED do estado, pela disponibilização dos dados para aprimoramento do trabalho.
A todos os diretores e professores das escolas pesquisadas pela atenção e disponibilidade para com o trabalho.
Enfim, a todos que contribuíram de alguma forma na minha vida e na conclusão desse trabalho, mesmo que de forma indireta, obrigado.
[pic 8]
“Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina”.
Cora Coralina
RESUMO[pic 9]
A educação é uma área muito importante para a formação e desenvolvimento de uma sociedade. Ela desenvolve um papel fundamental na formação da estrutura social, econômica e política da mesma. Sabendo disso, convém dedicar uma atenção maior a esse segmento, porém o que se vê é um descaso dos órgãos responsáveis. Em meio a isso, os profissionais que trabalham nesse setor sofrem com as condições de trabalho que lhes são oferecidas, essas condições precárias aliadas aos malefícios que o exercício da profissão traz ao professor faz com que o mesmo sinta-se desestimulado a atuar na área. Com vista nisso o presente trabalho objetiva encontrar os principais problemas identificados por esses profissionais no seu ambiente de trabalho e a correlação desses problemas com o afastamento dos mesmos e a baixa procura de profissionais nessa categoria, onde muitos destes acabam por migrar para o setor privado. Foram aplicados questionários a uma amostra de 32% do número de professores ativos da rede municipal de ensino de Angicos/RN, que continha perguntas relacionadas ao perfil do profissional, à identificação da atividade realizada, à avaliação das condições de trabalho e da saúde do profissional. Com base no questionário constatou-se que os professores eram em sua maioria do sexo feminino (96,55%) e casada (65,52%). Alguns exerciam outro emprego (34,48%) e que a maioria possui um elevado tempo de serviço, uma parte sofria com ruído em sala (24,13%), com elevada temperatura (51,72%) e deficiente iluminação (31,03%). Além do que boa parte já desenvolveu alguma doença física (44,83%) ou psicológica (24,14%), desencadeando um número expressivo de afastamentos (55,17%). Com pequenas mudanças nas condições de trabalho do professor pode-se alcançar uma melhor satisfação nos professores e uma melhor qualidade no ensino da rede municipal de ensino de Angicos/RN.
...