Pesquisa Impressoras 3d
Dissertações: Pesquisa Impressoras 3d. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessi23 • 14/9/2014 • 519 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
A 3ª Revolução Industrial está próxima com as impressoras 3D
Alguém já parou pra pensar o quanto isso mudaria o comportamento humano, e quais seriam os impactos? Pois bem, é um grande avanço industrial, produzir algo a partir de uma impressora sem precisar sair de casa, é tanto entusiasmo da parte de designer, arquitetos, engenheiros e cientistas, que só podemos ver o lado bom.
Mas apesar de parecer um grande avanço cientifico e industrial, temos que levar em conta que essa nova ferramenta poderia trazer sérios problemas à humanidade. Produção de armas, por exemplo, isso poderia ser feito em sua residência, pois a máquina utiliza matéria-prima como plástico, gesso, silicone, borracha ou metais, bastaria elaborar um projeto tridimensional e pronto.
Alguns cientistas pretendem imprimir medicamentos no futuro, isso também tem o seu reflexo, neste caso aumentaria a produção e o surgimento de outras drogas, pois ficaria mais difícil ter o controle, além disso, o surgimento de armas químicas com mais facilidade.
Por outro lado,a impressão 3D está sendo utilizada no estudo das células tronco, o cirurgião americano Anthony Atala conseguiu imprimir um rim a partir delas, mas o órgão não funcionou porque precisa criar uma forma de imprimir vasos sanguíneos para irrigá-lo e nutri-lo.
Mas os estudos não param por aí, de acordo com uma pesquisa realizada por Massachusetts Institute of Technology publicada em junho/12 na revista Nature, mostrou que já é possível, e em um futuro próximo isso acabará com as filas de transplantes e rejeição de órgãos.
Haverá também um grande aumento de resíduos sólidos, pois o homem está cada dia mais consumista, produziria uma peça qualquer hoje e amanhã iria querer outra, pois teria a facilidade para isso.
Deve-se pensar em uma forma sustentável na reutilização desses resíduos, e assim utilizar essa ferramenta de maneira consciente e inteligente. Em contrapartida a impressora 3D ajudará em grandes avanços tecnológicos e científicos, uma grande revolução na fabricação e criação de novos objetos.
Africano cria impressora 3D com peças de lixo eletrônico
Kodjo Afate Gnikou usou computadores, impressoras e scanners encontrados num lixão (e mais US$100) para fazer sua impressora 3D
Na cidade de Lomé, capital do país africano Togo, funciona um maker space - uma oficina de inovação e produção em que inventores e projetistas se reúnem para tornar reais as idéias que lhes vêm à cabeça. O produto mais recente do local, criado por Kodjo Afate Gnikou é uma impressora 3D feita com lixo eletrônico barato.
O protótipo foi construído com US$100. Ele se chama W.Afate e é uma réplica caseira da Prusal Mendel, uma impressora popular nos Estados Unidos e na Europa. Para fazê-la, Afate teve que comprar algumas peças novas, mas a maioria dos componentes vieram de computadores, impressoras e scanners encontrados nos lixões da cidade.
A África tem um enorme problema de lixo eletrônico. A cada mês, centenas de toneladas de computadores e equipamentos industriais descartados
...