Pesquisa brita e areia
Por: marciosilva23 • 20/6/2015 • Relatório de pesquisa • 619 Palavras (3 Páginas) • 597 Visualizações
Introdução
O presente trabalho destina-se as aulas práticas em laboratório. Os assuntos abordados são introduzidos com uma breve apresentação dos conceitos práticos que exercemos, e dos desenvolvimentos em sala de aula e pesquisa que fundamentam os procedimentos adotados atualmente em campo de obra, segundo a norma técnica da ABNT NBR-7217 focalizando todo o conhecimento.
Objetivo
Esse trabalho tem como finalidade, favorecer a autoaprendizagem dos alunos, promover o estudo, auxiliar no desenvolvimento das atividades e estimular responsabilidades parecidas com o campo, para adaptarmos os tipos de pessoas e atividades que iremos exercer em prol do nosso conhecimento.
Concreto
Composição do concreto simples: é o concreto sem armaduras. Esse material é constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia), agregado graúdo (pedra ou brita) e ar.
A NBR 6118/03(item 3.1.2)- define Elementos de concreto simples estrutural como: ''elementos estruturais elaborados com concreto que não possui qualquer tipo de armadura ou que a possui em quantidade inferior ao mínimo exigido para o concreto armado. ''
Cimento Portland: atualmente muito conhecida em obras, mas foi descoberto na Inglaterra em 1824, e utilizado em 1850. É um pó fino com características aglomerantes, aglutinantes ou ligantes. Ele é composto de adições e clínquer existente em todo cimento que tem como propriedades básicas o calcário e a argila.
Agregados: São classificados de acordo com sua origem e podem ser naturais ou artificiais. Agregados naturais são aqueles encontrados na natureza como, por exemplo: areia e pedregulho, também conhecido como (cascalho ou seixo rolado). Já nos agregados artificiais são aqueles que passam por algum processo industrial como as britas originadas da trituração de rochas: como basalto, gnaisse e granito.
Os agregados graúdos têm as seguintes numerações:
- Brita 0- 4,8 a 9,5 mm
- Brita 1-9,5 a 19 mm
- Brita 2- 19 a 38 mm
- Brita 3- 38 a 76 mm
- Pedra-de-mão- >76 mm
Água: é importante para hidratar o cimento e para possibilitar reações químicas.
Concreto armado: é um material que apresenta alta resistência e foi criado na necessidade de aliar a qualidade das pedras dando maior resistência à compressão e durabilidade. É a mistura de concreto simples, armadura e aderência.
A NBR 6118/03 (item 3.1.3) define Elementos de concreto armado: ''aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência. '' Armadura passiva: ''qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongado. ''
Concreto protendido: é o refinamento do concreto armado.
A NBR 6118/03 (item 3.1.4) define Elementos de concreto protendido: ''aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado limite último (ELU). '' Armadura ativa (de protensão): ''constituída por barra, fios isolados ou cordoalhas, destinada á produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial. ''
...