Petróleo de a Indústria Petroquímica
Por: andradelorena_ • 8/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 140 Visualizações
Composição do petróleo
Do latim petra(pedra) e oleum (óleo), o petróleo no estado líquido é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com odor característico e cor variando entre negro e castanho claro.
Além das diferenças em custo de exploração e produção, dependendo das dificuldades envolvidas em acessar e colocar o reservatório em desenvolvimento, o petróleo pode variar também em composição química, fazendo com que seja necessário maior ou menor investimento em refino para transformá-lo em produtos derivados como gasolina, óleo diesel, querosene, asfaltos, solventes, lubrificantes, plásticos etc.
A composição química do petróleo é uma combinação complexa de hidrocarbonetos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos. Um exemplo comum - que pode variar de amostra para amostra - da proporção entre os componentes do petróleo seria:
Carbono - 82% - é o elemento predominante no petróleo
Hidrogênio - 12% - atua com o carbono formando as moléculas
Nitrogênio - 4% - encontrado na forma de amina
Oxigênio - 1% - muito pouco é encontrado
Sais - 0,5% - raramente aparecem
Metais (ferro, cobre etc.) - 0,5% - considerados como resíduos
História do Petróleo
O registro da participação do petróleo na vida do homem vem desde os tempos bíblicos. Ele já era utilizado pelos egípcios (para embalsamar mortos, na pavimentação de estradas e na construção de pirâmides), por gregos e romanos para fins bélicos, por índios pré-colombianos(decorar e impermeabilizar potes de cerâmica), por incas, maias e outras civilizações para fins medicinais. O petróleo era retirado de exsudações naturais encontradas em todos os continentes.
O início e a sustentação do processo de busca com crescente afirmação do produto na sociedade moderna datam de 1859, quando foi iniciada a exploração comercial nos Estados Unidos. Isso ocorreu após a descoberta do Cel Drake na Pensilvânia, com um poço de 21 m de profundidade perfurado com sistema de percussão movido a vapor, que produziu 2 m3/dia de óleo. Descobriu-se que a destilação do petróleo resultava em produtos que substituíam com grande margem de lucro o querosene obtido a partir do carvão e o óleo de baleia, que eram largamente utilizados para iluminação.Estes fatos marcaram o inicio da era do petróleo.
Posteriormente, com a invenção dos motores gasolina e a diesel, estes derivados até então desprezados adicionaram lucros expressivos à atividade.
Até o fim do século passado os poços se multiplicaram e a perfuração com o método de percussão viveu o seu período áureo. Neste período, entretanto, começa a ser desenvolvido o processo rotativo de perfuração.
em 1900, no Texas, o americano Anthony Lucas, utilizando o processo rotativo, encontrou óleo a uma profundidade de 354m. Este evento foi considerado um marco importante na perfuração rotativa e na história do petróleo.
Nos anos seguintes a perfuração rotativa se desenvolve e progressivamente substitui a perfuração pelo método de percussão. A melhoria dos projetos e da qualidade do aço, os novos projetos de brocas e as novas técnicas de perfuração possibilitam a perfuração de poços com mais de 10000 m de profundidade.
A década de 50 marcou uma intensa atividade exploratória e começaram a se intensificar as incursões no mar, com o surgimento de novas técnicas. Com o passar dos anos foi desenvolvida grande variedade de estruturas marítimas, incluindo navios, para portar os equipamentos de perfuração. Estados Unidos detinha metade da produção mundial de petróleo.
A década de 60 registra a abundância do petróleo disponível no mundo. O excesso de produção, aliado aos baixos preços praticados pelo mercado estimula o consumo desenfreado.
Os anos 70 foram marcados por brutais elevações no preços do petróleo. Grandes descobertas de jazidas em países comunistas e de Terceiro Mundo. Estados Unidos percebem que suas grandes reservas já estavam esgotadas, restando-lhes aprimorar métodos de pesquisa para localizar a de menor porte e revelação mais discreta. Grande avanço nos processos de recuperação de petróleo das jazidas já conhecidas.
Nos anos 80 e 90 os avanços tecnológicos reduzem os custos de exploração e de produção, criando um novo ciclo econômico para a indústria petrolífera.
Assim, ao longo do tempo,o petroleo foi se impondo como fonte de energia. Hoje, com advento da petroquímica, além da grande utilização dos seus derivados, centenas de novos compostos são produzidos e diariamente utilizados, como plásticos, borrachas sintéticas, tintas, corantes,adesivos, solventes, detergentes, explosivos, produtos farmacêuticos, cosméticos e etc. Assim, o Petróleo além de produzir combustível, passou a ser imprescindível às facilidades e comodidades da vida moderna.
...