Planejamento E Controle Da Produção
Trabalho Universitário: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kssiobard • 13/10/2013 • 359 Palavras (2 Páginas) • 443 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA BELO HORIZONTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)
Introdução
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é exercido em três níveis hierárquicos:o estratégico, tático e o operacional, abaixo segue um quadro comparativo da definição, no processo da produção destes três níveis. Após o quadro comparativo segue a resposta da questão: o que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?
Aula – tema 03: Planejamento da Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção
No nível Tático é gerado o plano mestre da produção com todas as informações, na qual constitui: quando deve parar ou começar a produzir, como deve se produzir e quem deve produzir (qual área, colaboradores), distribuído os recursos internos para cada setor da produção. Vale lembrar que o plano mestre da produção é elaborado a partir do plano de produção elaborado pelo planejamento estratégico,portanto o planejamento tático abrange todas as áreas internas da organização e produção já o planejamento estratégico engloba todos os aspectos internos e externos da organização eprodução.
No nível operacional é gerado o resultado final de tudo que foi planejado nos níveis anteriores, pois é nesse nível em que se tem o produto acabado, para isso o ‘‘operacional’’ utiliza os recursos previstos ou adquiridos pelo planejamento estratégico, de acordo com a demanda de seu mercado e distribuindo de maneira equitativa pelo planejamento tático para cada setor. Portanto o nível operacional produz o numero desejado, com o resultado esperado, sempre utilizando os recursos de maneira eficaz e eficiente, tendo controle sobre os mesmos, para que se produza com qualidade.
Conclusão
Pode-se concluir que os níveis estratégico, tático e o operacional executam atividades diferentes, com planejamento elaborado para ‘‘tempos’’ diferentes, também diferem no controle das atividades, em aspectos quantitativos e qualitativos. Porém, tudo que é gerado nos três níveis são fundamentais e há uma integração entre esses níveis, sendo de suma importância o cumprimento das tarefas planejadas para um bom resultado da produção do produto final.
Referências Bibliográficas
MARTINS. Petrônio Garcia; Administração da Produção e Operações; PLT 596; Editora Manole, 2013.
...